Home Futebol Casagrande homenageia ex-goleiro do Corinthians, vítima de infecção generalizada

Casagrande homenageia ex-goleiro do Corinthians, vítima de infecção generalizada

Comentarista prestou seu tributo ao ex-arqueiro corintiano César, que jogou com Casão e faleceu nesta quinta-feira (20)

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Casagrande, comentarista esportivo

Casagrande, comentarista esportivo (Reprodução/Globo)

Em sua coluna no UOL, Casagrande lembrou de César, goleiro do Corinthians no início da década de 80, falecido ontem (20) aos 69 anos. O ex-arqueiro não resistiu a uma infecção.

PUBLICIDADE

O comentarista recordou de que César era o goleiro corintiano nos primeiros jogos do então centroavante pelo Timão. Ao mesmo tempo, relatou a disputa de posição do arqueiro com Rafael Cammarota, que seria campeão brasileiro pelo Coritiba em 1985.

Casagrande acredita que César tenha sido vítima de xenofobia por vir do Nordeste, pois o alagoano havia sido contratado junto ao CRB. O colunista acrescentou que Rafael por diversas vezes tentou agredir o concorrente na posição, durante o primeiro semestre de 1982.

PUBLICIDADE

Casão recordou de uma partida do Brasileirão daquela temporada, em que o Corinthians derrotou o Internacional por 1 a 0. César foi o destaque da partida disputada no Morumbi.

“A recordação que tenho dele é a incrível partida que fez contra o Inter em 1982, sendo um dos grandes jogos que vi um goleiro fazer de dentro do campo”, exaltou Casagrande.

Falha em gol abalou sequência de César no Corinthians

O comentarista pontuou que uma falha cometida por César, em um gol sofrido contra o Grêmio no jogo de ida das semifinais daquele Campeonato Brasileiro, pode ter prejudicado sua carreira.

Casagrande contou que César omitiu uma luxação no dedo, com a bola batendo exatamente no local machucado. O goleiro deixou a bola escapar, num chute aparentemente fácil do lateral gremista Paulo Roberto, no Morumbi.

PUBLICIDADE

O goleiro deixaria o Corinthians logo depois para atuar em clubes como Juventus-SP, CRB, Flamengo-PI e ASA. Em 2022, César lamentou ter perdido tudo em enchente onde morava, na cidade de Marechal Deodoro-AL.

Casão disse ter mantido contato com o ex-goleiro até antes da pandemia e acredita que o preconceito foi decisivo para que César não tivesse uma nova chance em outro clube grande.

“Não tenho dúvida de que a xenofobia daquela época foi muito cruel com ele, porque fico imaginando se tivesse sido um jogador daqui que tivesse cometido o mesmo erro, se as consequências teriam sido as mesmas”, finalizou.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial