Depois da derrota da Itália por 2 a 0 para a Suíça neste sábado (29), Casagrande repercutiu a desclassificação da Azzurra na Eurocopa, em que é a atual campeã. Em sua coluna para o UOL, o comentarista ligou o sinal amarelo para a seleção tetracampeã mundial em 1934, 1938, 1982 e 2006.
Casão acredita que são sérias as chances da Itália amargar mais uma eliminação nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.
A tradicional seleção não conseguiu se classificar para os Mundiais de 2018 e 2022. Além disso, na última participação em 2014, se despediu na primeira fase.
“Se o treinador Luciano Spalletti não conseguir organizar a seleção italiana taticamente e se não surgir pelo menos uns três jogadores tecnicamente acima dos demais, correrá o risco de ficar de fora da Copa do Mundo pela terceira vez consecutiva, o que será um desastre completo”, projetou Casagrande.
Além de apontar a fragilidade técnica italiana, o ex-camisa 9 acrescentou que a Azzurra também perdeu a consciência tática. Sobre o título da Eurocopa de 2021, pontuou que a conquista foi inesperada, ressaltando que a seleção da Itália atual não possui nenhuma referência técnica hoje.
Casagrande aprovou futebol da Suíça
A respeito da Suíça, Casagrande destacou a evolução da equipe, presente nas últimas cinco Copas do Mundo. O colunista chamou atenção para as trocas de passes precisas e agressivas da seleção suíça.
“Está melhorando cada vez mais o seu nível técnico e com jogadores atuando em grandes clubes das ligas mais fortes, deixando essa seleção mais experiente e robusta”, concluiu.
Além da Suíça, a Alemanha também se classificou para as quartas de final ao derrotar a Dinamarca por 2 a 0 neste sábado (29). As oitavas da Eurocopa 2024 serão disputadas até terça-feira (2). A Suíça enfrentará o vencedor de Inglaterra e Eslováquia, enquanto a Alemanha aguarda Espanha ou Geórgia.