Ex-árbitro e atualmente comentarista da ESPN recordou de decisão da Copa do Brasil em que o Timão derrotou o Brasiliense em 2002
Carlos Eugênio Simon foi o convidado de Benjamin Back no podcast Benja Me Mucho, no canal de YouTube do jornalista. Na entrevista, o comentarista de arbitragem dos canais ESPN afirmou que o maior erro de sua carreira como juiz foi numa partida entre Botafogo e Atlético-MG pela Copa do Brasil, em 2007.
No mesmo torneio, Simon reconheceu um outro equívoco cometido, na decisão entre Corinthians e Brasiliense no ano de 2002. No jogo de ida, no Morumbi, o Timão venceu por 2 a 1 e a partida teve lances polêmicos que influenciaram o placar final.
Na oportunidade, o time candango reclamou de uma falta não marcada que originou um dos gols marcados pelo Coringão. “Eu tô assumindo pela primeira vez esse erro”, afirmou o ex-árbitro.
Simon procurou justificar a decisão. “Aquele lance eu acabei não falando, passou e tal. E muitos anos depois eu acabei vendo na imagem. O que acontece? Os dois jogadores estavam olhando a bola para cima e o Gil, se não me fala a memória, ele tropeça no cara e o cara acaba caindo”, descreveu o comentarista da ESPN, citando o ex-atacante corintiano.
“Era um lance de escanteio do Brasiliense. Eu tava lá do outro lado, eu não vi”, complementou Carlos Simon. “Não pode apitar o que tu não vê, tem que apitar o que tu vê. Eu não vi, dei o gol”.
Carlos Simon disparou contra presidente do Brasiliense
Outro momento que o time da capital federal reclamou foi de um pênalti não assinalado pelo então árbitro, que trabalhou em três Copas do Mundo. Mas Simon alegou que a falta ocorreu fora da área, com o lance sendo analisado detalhadamente na época em que trabalhou na Fox Sports.
O comentarista lembrou dos insultos que recebeu, depois da partida, de Luiz Estêvão, fundador e atual presidente do Brasiliense. Em 2000, havia sido cassado do mandato de senador.
“Ofendeu, falou um monte de asneira lá. Deram palanque pra ele, foi nos programas como político, tomou conta e tal. Nada contra os políticos, contra o mau político que é o exemplo. O cara inclusive foi cassado. Primeiro senador a ser cassado da história republicana desse país, tem que ficar registrado”, alfinetou.
O Corinthians foi o campeão da Copa do Brasil de 2022, empatando em 1 a 1 com o Brasiliense no jogo da volta, em Taguatinga.