Carlo Ancelotti não garante Real Madrid no Mundial de Clubes de 2025
Treinador italiano colocou valor oferecido pela FIFA por participação do clube merengue na competição como empecilho; clube desmente jornal
Carlo Ancelotti conquistou, recentemente, mais uma Champions League pelo Real Madrid. Com um bom tempo de casa e títulos importantes, o treinador italiano de 65 anos muitas vezes não se esquiva de assuntos polêmicos. Em entrevista ao jornal de seu país, o Il Giornale, Ancelotti levantou uma questão que seria decisiva para a participação dos merengues no novo Mundial de Clubes, idealizado pela FIFA, a partir de 2025, no mês de junho.
“A FIFA que esqueça. Os jogadores e os clubes não participarão desse Mundial de Clubes. Só um jogo do Real Madrid vale 20 milhões de dólares (cerca de R$ 107 milhões na cotação atual), e essa é a quantia que eles querem pagar pelo campeonato inteiro”, disparou Carlo Ancelotti.
O novo Mundial, pelos planos da entidade máxima, contará com 32 times e ocorrerá de quatro em quatro anos substituindo a Copa das Confederações, sempre no ano anterior a Copa do Mundo de seleções e na mesma sede da Copa.
Por enquanto, ainda restam três vagas para o torneio de times: uma vaga para o país-sede (que deve ser dirigido ao campeão da MLS), duas vagas para a América do Sul (uma via ranking da CONMEBOL e mais uma vaga para o campeão da Libertadores, desde que não Palmeiras, Flamengo ou Fluminense).
O Pachuca do México ficou com a vaga da CONCACAF ao vencer o Columbus Crew dos EUA na decisão da Copa dos Campeões América do Norte e Central. A partida foi realizada no último dia 2 de junho e os mexicanos fizeram 3 a 0.
Sem jogar no Mundial de Clubes de 2025 segundo Ancelotti, Real Madrid encabeça movimento por Superliga
A ausência dos Blancos na competições de campeões continentais não seria a primeira polêmica envolvendo o maior campeão europeu contra confederações internacionais como FIFA e UEFA.
Em 2023, os times europeus chegaram a divulgar o formato da Superliga de Clubes. Além do Real Madrid, o campeonato teria a participação de clubes como Barcelona, Juventus, Bayern de Munique e Manchester United totalizando 64 equipes masculinas e 32 femininas em um esquema de todos contra todos com jogos aos fins de semana.
Clube e técnico desmentem publicação
O time merengue, já se manifestou rebatendo o períodico do país “da bota”, e afirmou que vai participar do Mundial de Clubes 2025.
“O Real Madrid comunica que, em nenhum momento, questionou o formato do Mundial de Clubes, proposto pela FIFA, na temporada 2024/2025. Por tanto, nosso clube disputará o torneio, tal como previsto”, diz um trecho do breve comunicado desta segunda-feira, 10 de junho. A informação veio através do correspondente Gustavo Hofman da ESPN. Ancelotti, por meio de seu Instagram, disse que suas palavras “Não foram interpretadas da maneira correta”.