Caruso jogou pelos Bulls por três temporadas, enquanto Giddey foi selecionado pelo Thunder na sexta escolha geral do Draft de 2021
O Chicago Bulls trocou o ala-armador Alex Caruso para o Oklahoma City Thunder pelo também ala-armador Josh Giddey nesta quinta-feira (20), de acordo com o jornalista da ESPN dos Estados Unidos, Adrian Wojnarowski.
Conforme relatado por Wojnarowski em matéria publicada na ESPN dos EUA, os Bulls estavam “determinados” em encontrar um jogador para substituir Lonzo Ball e Giddey, de 21 anos, se encaixa no perfil procurado pela franquia. Pelo lado do Thunder, a aquisição de Caruso, 30, é comparada com a negociação que trouxe Andre Iguodala para o Golden State Warriors em 2012. Na época da troca, Iguodala também tinha 30 anos de idade.
Giddey foi selecionado na sexta escolha geral do Draft de 2021 e, na última temporada, disputou 80 jogos na temporada regular, a maior marca na carreira. Entretanto, nos playoffs, iniciou vindo do banco de reservas. Sua média de pontos caiu de 16,6 pontos por jogo na temporada de 2022-23 para 12,3 em 2023-24 com a sua mudança de papel no Oklahoma.
Caruso, por sua vez, converteu 41% dos arremessos de três pontos e foi o quarto jogador com mais roubos de bola na última temporada da NBA.
Seis meses após a data da troca, Caruso estará elegível para assinar uma extensão contratual de quatro anos, no valor de 80 milhões de dólares (aproximadamente R$ 434 milhões). Ele entrará no último ano do contrato e, conforme relatado por fontes de Woj, o Thunder fez a negociação com esperança de manter Caruso como parte integral do time a longo prazo.
Giddey está elegível para acertar uma extensão do contrato de calouro como membro da classe do Draft de 2021.