
Bentancur e Son Heung-min em aquecimento antes de jogo do Tottenham. (Créditos: Julian Finney/Getty Images)
Nesta quinta-feira (20), Son Heung-min, capitão do Tottenham, confirmou que recebeu e aceitou o pedido de desculpas do seu colega, Rodrigo Bentancur. O meio-campista uruguaio fez um comentário considerado racista em um programa de televisão.
Os relatos do incidente foram encaminhados às autoridades competentes e ao clube. O caso destacou um problema ainda mais amplo que afeta as comunidades do Leste Asiático.
Bentacur utilizou as suas redes sociais para expressar arrependimento: “Sonny irmão! Peço desculpas pelo que aconteceu, foi só uma piada de muito mau gosto”
Comentário de Bentancur causa polêmica
Durante uma entrevista televisiva antes da Copa América, o meio-campista do Tottenham tentou fazer uma piada ao ser questionado por um repórter sobre a camisa de um colega de equipe.
O comunicador solicitou: “Você pode me conseguir a camisa do coreano?.”. Bentancur respondeu de forma controversa: “Sonny? Ou qualquer primo do Sonny, todos parecem mais ou menos iguais!”
O comentário gerou ofensa na comunidade coreana, sendo interpretado como uma ofensa racial. A organização Kick It Out, que combate o racismo e a discriminação no esporte, recebeu vários relatos sobre o incidente envolvendo os dois jogadores do Tottenham.
“O Kick It Out recebeu um número significativo de relatos sobre os comentários de Rodrigo Bentancur a respeito de seu colega de equipe do Tottenham, Son Heung-min. Esses relatos já foram encaminhados ao clube e às autoridades relevantes”, afirma a organização.
“Reconhecemos que Bentancur reconheceu a ofensa causada, no entanto, isso destaca uma questão mais ampla que afeta profundamente as comunidades do Leste Asiático e outras. Estaremos buscando abordar essas questões mais amplas na próxima temporada”, afirma o comunicado.
Resposta de Son e do Tottenham
Em um story no Instagram, o capitão dos Spurs declarou: “Falei com Lolo. Ele errou, sabe disso e pediu desculpas”. Son, que tem sido alvo frequente de racismo na Premier League, destacou a importância da união dentro dos Spurs.
“Somos irmãos e nada mudou. Já passamos disso, estamos unidos e voltaremos juntos na pré-temporada para lutar pelo nosso clube como um só”, afirmou o jogador do clube londrino.
O Tottenham Hotspur também se manifestou prometendo “educação adicional para todos os jogadores em linha com nossos objetivos de diversidade, igualdade e inclusão”.
Professor de universidade da Coreia do Sul exigiu ação e revela pedido de punição à Fifa
O docente Seo Kyoung-duk, da Universidade Feminina de Sungshin, criticou vigorosamente o Tottenham por sua postura neutra após comentários racistas feitos por Rodrigo Bentancur a Son Heung-min.
“Son Heung-min, capitão do Tottenham Hotspur na Premier League Inglesa (EPL), foi alvo de discriminação racial por um colega de equipe. Este incidente é um insulto não só para Son, mas para todos os asiáticos.”, compartilhou o professor em seu Facebook.
Seo revelou ter enviado e-mails de protesto à sede da EPL e a todos os clubes da liga, incluindo o próprio Tottenham. O professor afirmou que apresentará uma queixa à FIFA se ações punitivas adequadas não forem tomadas.
“Os fãs de futebol em todo o mundo estão aguardando uma ação clara sobre este assunto. Se a EPL e o Tottenham não agirem rapidamente, reportaremos o assunto à FIFA”, concluiu.