O Magic Hands venceu pela nona vez o campeonato brasileiro de basquete em cadeira de rodas (2010, 2011, 2014, 2016, 2018, 2021, 2022, 2023 e 2024). A decisão se deu contra o Kings, time de Maringá no Paraná e o Magic venceu por 87 a 54. O jogo aconteceu no último sábado, 15 de junho, na quadra do CT Paralímpico, localizado na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista. Pode-se dizer que existe uma certa “freguesia” dos Kings no campeonato nacional de basquete em cadeira de rodas: essa foi a terceira final consecutiva perdida pelos paranaenses frente ao Magic Hands.
No jogo do último sábado, a Magic Hands dominou o placar durante os quatro períodos e deu poucas oportunidades para o rival paranaense assumir a dianteira. Destaque para Cristiano Clemente, o Juninho, que, até as semifinais, havia anotado 136 pontos na competição e se sagrou o cestinha do Brasileiro. “É muita estrela para colocar no nosso uniforme. Não sei mais como o pessoal vai arrumar espaço”, brincou o atleta em entrevista para o SporTV, que transmitiu a finalíssima.
Equipe paulista venceu o Adfgo nas semifinais
As semifinais de 2024 ocorreram na tarde e noite desta sexta-feira, 14, no CT Paralímpico. Ambas as partidas foram transmitidas pelo canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A primeira semifinal foi entre a ADD Magic Hands-SP e Adfego-GO. Melhor para a equipe paulistana, atual tricampeã e dona de oito títulos brasileiros: 75 a 50. Na sequência, foi a vez de Cad/Rio Preto-SP e Kings/Maringá-PR se enfrentarem na capital paulista. Os paranaenses ganharam a partida por 66 a 56. Já na fase de quartas, a ADD Magic Hands-SP derrotou o Gadecamp-SP por 73 a 42. Já a Adfego superou os paranaenses da Adefiu por 60 a 39. O Cad/Rio Preto-SP venceu o Cerrado-DF, por 52 a 35, enquanto o Kings bateu a Andef Cobras-RJ, por 78 a 41.
A competição começou na segunda-feira, 10 de junho, e reuniu 16 equipes na zona sul da capital paulista desde então.
Basquete em cadeira de rodas foi cortado das Paralímpiadas de Paris
Segundo informações do Surto Olímpico, a disputa do basquete em cadeiras de rodas foi cortada da programação das Paralímpiadas de Paris 2024, por conta de um impasse entre o Comitê Paralímpico Internacional e a Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas. O Torcedores.com, consultou a assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro, que confirmou a inclusão da modalidade nos Jogos, mas as seleções brasileiras, tanto masculina, quanto feminina, não conseguiram classificação para o megaevento.