Arnaldo Ribeiro opinou sobre o motivo do torcedor ter se afastado da seleção brasileira nos últimos anos e destacou que as últimas Copas do Mundo conquistadas, em 1994 e 2002, não foram “resgates” históricos da equipe nacional junto à população.
Durante o programa Fim de Papo, do UOL Esporte, Arnaldo Ribeiro destacou que os últimos Mundiais disputados pelo Brasil foram “ruins em vários aspectos”.
“Vou colocar um outro aspecto: as duas vitórias brasileiras recentes em Copas, 1994 e 2002, não foram exatamente resgates, as vitórias da minha geração não serviram para aproximar o torcedor da seleção brasileira. Além disso, as últimas Copas do Mundo, quando você para tudo para ver a seleção, não tem a concorrência dos clubes, da Eurocopa e tudo mais, foram Copas ruins em vários aspectos.”
Arnaldo Ribeiro colocou Tite e Neymar como possíveis motivos para distanciamento
O comentarista do UOL ainda destacou dois personagens recentes da seleção brasileira que podem ter afastado ainda mais o torcedor. Segundo ele, o atacante Neymar, hoje no Al Hilal, e o técnico Tite, atualmente no Flamengo, podem ter sido outros aspectos para o “distanciamento”, citando até mesmo o “vocabulário” do treinador como um fator central.
“Pode ser a presença do Neymar, a presença do Tite, o vocabulário, a comunicação. Tem um distanciamento gigantesco mesmo.”
A seleção brasileira volta a disputar um torneio oficial neste ano, quando entra em campo pela Copa América. A competição começa dia 20 de junho, com o Brasil estreando no dia 24, contra a Costa Rica. A Copa América será nos Estados Unidos.
Antes do torneio entre as seleções do continente, a seleção brasileira disputa dois amistosos, nos dias 8 e 12 de junho, contra México e Estados Unidos, respectivamente.