Nas últimas duas temporadas, a Aston Martin, pilotada por Fernando Alonso, tem se mostrado pronta para competir por pódios na Fórmula 1. Apesar dos bons resultados, o espanhol descartou uma comparação com as rivais, pois afirma que seria injusto serem julgados a partir dos mesmos padrões.
Atualmente, Fernando Alonso se encontra na 9ª colocação da classificação de pilotos de 2024, com apenas 33 pontos.
Nesta temporada, o piloto da Aston Martin ainda não conseguiu nenhuma vitória e nenhum pódio. Por outro lado, a equipe se encontra na 5ª colocação no Campeonato de Construtores, atrás da Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes.
Fernando Alonso crava crescimento da Aston Martin
Em entrevista, o veterano foi questionado se a equipe poderia competir mais com as rivais e explicou: “A Aston Martin está em um processo de crescimento significativo. Não podemos esquecer que, há dois anos, éramos uma equipe de 300 pessoas”.
Então, o renomado piloto destacou o status da escuderia: “Agora somos quase 900 sob outro nome, é um pouco injusto nos compararmos com Ferrari ou Mercedes, que são equipes muito estabelecidas com continuidade por muitos anos”.
Apesar dos sinais promissores da Aston Martin desde a chegada de Fernando Alonso, com seis pódios nas oito primeiras corridas em 2023, os desafios e mudanças de conceito vêm sendo apontados como obstáculos para a continuidade do progresso. Apesar disso, o piloto espanhol se mostrou otimista.
Fernando Alonso encerrou suas declarações projetando os próximos passos da equipe: “Somos novos, e mesmo assim, no ano passado vimos que podemos ser tão fortes quanto eles, e este ano seremos mais fortes”.
O espanhol projetou que a Aston Martin tende a crescer, especialmente com as mudanças de regras previstas: “Até 2026, especialmente com as novas regras, temos uma chance. A mesma ou até melhor do que o resto. Eu acho que esta equipe e este projeto têm todos os ingredientes para serem bem-sucedidos. Temos que juntar todas as peças e focar no desenvolvimento contínuo do carro e da equipe”.