Neste sábado (15) iniciará a disputa das tradicionais 24 horas de Le Mans. O evento encerra no domingo (16) e, como de praze, é a apontada como uma das maiores corridas no mundo. A prova de resistência, como seu nome indica, depende da concentração dos pilotos para o longo período no volante e os campeões marcam o seu nome na história do automobilismo.
Com o evento prestes a acontecer, o jornalista Rodrigo Mattar fez uma projeção sobre como deve ser o evento neste final de semana. Entre as preocupações do especialista está a previsão de chuva que deve atingir o Circuit de la Sarthe, aliado às difíceis condições da prova em si e que pode gerar muita instabilidade.
Rodrigo Mattar aponta chances de chuva nas 24 horas de Le Mans
Em programa Super Motor da Bandsports, os comentaristas esportivos analisaram o evento. Nas 24 horas de Le Mans haverá maior número de carros na briga pelas primeiras posições devido à volta da Ferrari ao evento. Além disso, o desempenho na corrida pode render diversas surpresas, conforme apontado nos treinos desta semana.
Rodrigo Mattar foi enfático, projetando o evento: “O mais legal das 24 horas de Le Mans é que não só a Ferrari e Toyota foram protagonistas, a Porsche esteve bem (…). Em 2023, teve chuva, que é algo que já é esperado para 2024 também. Ter chuva e quando cai chuva lá, meu amigo, cai para valer. E se pega desprevenido um piloto (…) em uma pista de 13 quilômetros de extensão: tchau e benção, não tem como”.
Portanto, o jornalista esportivo acredita que as 24 horas de Le Mans são extremamente complicadas por diversos fatores, além da possibilidade da chuva. Rodrigo Mattar citou o cansaço, o excesso de confiança, da mudança da luz entre noite e dia e vice-versa, perda de reflexo. Diante desse cenário, o evento deve ser um verdadeiro teste para os pilotos que o disputarão.