Encarando críticas pelo desempenho do Flamengo, Tite se tornou alvo de fortes protestos. Apesar do início de temporada promissor no Carioca, o rendimento na Libertadores e Brasileirão não empolgou os torcedores. Neste cenário, Zé Elias acredita que, após o técnico encontrar o time titular, as mudanças feitas na escalação causaram um impacto negativo.
Embora Ayrton Lucas seja considerado o titular na lateral-esquerda, Zé Elias aposta que Viña, em breve, vai assumir o posto. Recentemente, o uruguaio balançou as redes na Libertadores e forneceu assistência para Pedro na Copa do Brasil.
“O Tite ainda busca um time. Ele encontrou 11 titulares. Quando saiu o Gerson, ele encontrou 11 titulares. Luiz Araújo, Cebolinha, Arrascaeta, Pedro, Pulgar, De La Cruz, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e o Ayrton Lucas. Eu acho que o Viña deve ganhar a posição.”, disse Zé Elias, no ESPN F90.
“Depois que ele encontrou esses 11 titulares, ele precisou fazer algumas mudanças e o time nunca mais jogou igual.”, acrescentou.
Na sequência, Zé Elias traçou um paralelo entre Tite e Abel Ferreira. Enquanto o Flamengo não mantém o mesmo nível com jogadores reservas, os suplentes do Palmeiras conseguem manter um nível satisfatório em campo.
“Ele não consegue fazer o que o Abel faz. O Abel consegue mexer no time, coloca jogadores reserva e o time mantém um padrão. ‘Ah, mas não consegue jogar bem’. Mas consegue jogar os 90 minutos com a mesma intensidade.”, prosseguiu.
Previsão de Zé Elias envolvendo o Flamengo
Reconhecendo as cobranças pesadas, Zé Elias não vê brecha para uma mudança radical no estilo de Tite. Diante disso, a tendência é que o futebol do Flamengo visto em 2019, com Jorge Jesus, fique apenas na memória dos rubro-negros.
“O torcedor espera que o Flamengo jogue o futebol que todos nós estamos acostumados a ver. Eu acho que não vai jogar o futebol do Jorge Jesus. O Tite não é assim, é um cara seis por seis, sete por sete, oito por oito… ele sai de casa com três guarda-chuvas porque se der algum problema, ele tem três.”, indicou.