Após a saída de Jorge Jesus em 2020, o Flamengo teve diversos treinadores e não conseguiu estabilidade com um profissional no cargo. Diante de muitos altos e baixos, o jornalista Bruno Vicari cravou que o melhor momento do Rubro-Negro em bola jogada “pós-Mister” não foi com Dorival Júnior, mas, sim, com Renato Gaúcho, em 2021.
“A gente chegou a discutir se o Flamengo do Renato chegou a jogar mais do que o do Jorge Jesus. Era uma goleada atrás da outra… Goleou o São Paulo no Morumbi, o Santos, o Grêmio, o Olimpia duas vezes”, lembrou o jornalista, na ESPN.
Apesar de ter tido bons momentos, Renato não conseguiu ser campeão como treinador do Flamengo e ficou marcado pelo vice-campeonato na Copa Libertadores da América, em decisão contra o Palmeiras de Abel Ferreira. Vicari seguiu argumentando:
“Era um time que entregava tudo aquilo que o rubro-negro queria. Estava satisfeito com tudo aquilo, tinha essa contundência que o rubro-negro pede hoje. Tinha ali no treinador uma figura que se comunicava com as arquibancadas, que é o que falta no Tite”, declarou ele.
Dorival x Renato
Praticamente todos treinadores tiveram dificuldades no clube carioca após a “era Jorge Jesus”. Dorival Júnior venceu duas taças, da Libertadores e Copa do Brasil, e foi o único que conseguiu sair de bem com os torcedores. Mesmo assim, Vicari acredita que o melhor momento em bola jogada foi com Renato:
“Teve oscilação, mas o melhor momento do Flamengo pós-Jesus não foi nem com o Dorival, apesar dos títulos merecidos, e nem com o Rogério Ceni. Teve um ótimo momento com Dorival, tanto que conquistou os títulos, mas o futebol jogado, aquele brilho que o rubro-negro viu no time do Jesus, ele só voltou a enxergar no time do Renato. Acho que o tempo inocentou o Renato nessa história”, completou.