Para a Copa do Mundo de 2014, o Brasil realizou uma mobilização para reformar e construir estádios para sediar o evento. Estes locais ainda são casas de muitos clubes do Brasileirão Série A e devem ser reaproveitados para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Relembre os imóveis que foram palcos do Mundial há uma década e alguns que podem ser aprovados pela FIFA para o torneio feminino.
Quais estádios do Brasil já receberam a Copa do Mundo?
Para o Mundial de 2014, o Brasil contou com dez sedes aprovadas pela FIFA que receberam os confrontos internacionais. Estes foram: o Maracanã no Rio de Janeiro, o Mineirão em Belo Horizonte, a Neo Química Arena em São Paulo, o Mané Garrincha em Brasília, a Arena da Baixada em Curitiba, a Arena da Amazônia em Manaus, a Arena das Dunas em Natal, a Arena do Pantanal em Cuiabá, o Castelão em Fortaleza, a Arena Pernambuco em Recife, o Fonte Nova em Salvador e o Beira-Rio de Porto Alegre.
Na Copa do Mundo de 2014, o Maracanã foi a sede da inauguração e do confronto da final, quando a Alemanha venceu a Argentina na disputa do torneio, garantindo a sua terceira estrela. Por outro lado, os torcedores da seleção brasileira relembram bem o Mineirão por ser o palco do fatídico resultado contra os alemães no 7 a 1.
Para a Copa do Mundo Feminina de 2027, a candidatura da CBF estabeleceu à FIFA dez possíveis estádios para sediar o evento. Porém, a entidade máxima de futebol deve vistoriar todos os imóveis para decidir aqueles que serão utilizados nos confrontos.
A lista estendida pela CBF à FIFA inclui os seguintes estádios: Mineirão, Beira-Rio. Mané Garrincha, Arenada Amazônia, Arena Fonte Mova, Arena de Pernambuco, Arena Castelão, Maracanã e a Neo Química Arena. Porém, todos os locais devem receber estádios para garantir a viabilidade do evento.