Ser campeão no Brasil é difícil, mas se manter no topo por tantos anos é ainda mais desafiador. Além de jogadores de alto nível e uma comissão técnica capacitada, fora de campo é fundamental um clube bem gerido, com uma estrutura físca de primeira linha e profissionais reconhecidos. Neste cenário, algumas equipes sobressaíram sobre os demais. Tostão e Paulo Vinícius Coelho, o PVC, exaltaram o trabalho de Palmeiras e Flamengo.
Em coluna publicada no jornal “Folha de S.Paulo“, o ex-jogador da seleção brasileira explica porque o Verdão se tornou uma das principais forças do país conquistando títulos e mais títulos. O clube paulista se tornou um espelho para os rivais em todos os aspectos.
“Uma das qualidades do Palmeiras é a organização estrutural, formada por profissionais sérios e competentes. Não há politicagem no clube. Abel Ferreira, a comissão técnica e os atletas são partes importantes do sucesso, que se perpetua ao longo dos anos”, aponta Tostão.
Ainda que tenha boas condições financeiras, o Palmeiras respeita uma filosofia de gastos e tem como prioridade investir em sua base. Com Leila Pereira, não é comum contratações que exigem um poder aquisitivo importante. A estratégia, modéstia a parte tem dado muito certo.
Além de Endrick, já negociado com o Real Madrid, Estêvão e Luís Guilherme prometem dar retorno dentro e fora de campo.
PVC repete Tostão e inclui também Flamengo como exemplo de boa gestão
Na mesma esteira de Tostão, Paulo Vinícius Coelho cita a importância de uma boa retaguarda administrativa para bons resultados no futebol. O SPFC, que por muitos anos era referência no assunto ficou para trás e hoje Palmeiras e Flamengo ocupam este posto.
“A ordem se inverteu. Hoje, Palmeiras e Flamengo alimentam a competência de seus técnicos. Dão todas as condições de o trabalho ser bom e, se o trabalhador é brilhante, vai brilhar”, explicou PVC em sua coluna no UOL Esporte.
Para o jornalista, Flamengo e Palmeiras possuem os melhores profissionais porque oferecem condições plenas de trabalho.