Nome exponencial do futebol brasileiro, Romário sempre se notabilizou por ter um faro de gol aguçado. Contudo, para atingir mais de 1000 gols na carreira, ele precisou de alguns garçons. E um deles, ele exalta de forma especial: Pep Guardiola.
No terceiro episódio da série “Romário, o Cara”, que foi disponibilizado pela Max nesta quinta-feira (30), o Baixinho apareceu tecendo comentários positivos ao atual técnico do Manchester City, seu companheiro de time no Barcelona entre 1993 a 1995.
“O Pep Guardiola era meio que um volante que chegava mais na frente, e tinha um passe perfeito. A gente treinava muito isso. Ele era o cara que mais passava pra mim. Tanto é que neste jogo, os três gols que eu fiz, foram três passes dele”, relembrou Romário.
Convidado do documentário, Guardiola brincou dizendo que o Baixinho jamais o agradecera pelas assistências dadas no triunfo do Barcelona sobre a Real Sociedad, em 1993. Naquela oportunidade, o time blaugrano venceu pelo placar de 3 a 0, com três assistências de Pep e um hat-trick do Baixinho.
“Ele nunca me agradeceu. Fiz três assistências perfeitas, e ele não fala. Assistência não, eu passei a bola para ele. O mais difícil era fazer o gol. Fácil era fazer o que eu fazia, passar pra ele”, disparou o comandante técnico dos Citizens, que marcou época pelo time da Catalunha.
Guardiola aponta admiração de Cruyff por Romário
Em outro momento da série, Guardiola destacou o sentimento que Johan Cruyff nutria pelo Baixinho, e o quão isso ficava evidente nas coletivas e no momento que o treinador e lenda do futebol holandês falava sobre o craque brasileiro.
Juntos, ele compuseram o chamado “Dream Team” do Barcelona, que atropelou os rivais na década de 1990. Pelo Barcelona, Romário acumula 39 gols e uma assistência em 65 jogos realizados.