O apresentador André Rizek, durante o Seleção Sportv, disse que a CBF teria problemas para paralisar totalmente o Brasileirão, visto que a remarcação dos jogos posteriormente não teriam a confederação como prioridade.
A CBF decidiu adiar os jogos de todos os clubes gaúchos pelo Brasileirão nas Séries A, C e D – não há times do Estado na Série B – até o dia 27 de maio, ou seja, por três semanas. Recentemente, o Internacional pediu 20 dias, no mínimo, até que a situação se reorganizasse.
“A CBF está vivendo rodada após rodada. Temos o adiamento dos jogos dos clubes gaúchos nas próximas rodadas, em todas as divisões, e a Conmebol também atendeu esse desejo humanitário. Os gaúchos não jogam pelas competições continentais (nos próximos dias). Mas há um complicador sobre quando esses jogos forem remarcados. A Conmebol tem a prioridade no calendário e é quem vai remarcar primeiro os jogos. A Conmebol, pela Sul-Americana e pela Libertadores (vai remarcar primeiro) e depois a CBF vai ver como ela consegue (organizar o calendário).”
Clubes oferecem ajuda a gaúchos
Nas últimas horas, Palmeiras, São Paulo e Flamengo emitiram nota unificada para prestar ajuda aos clubes do Rio Grande do Sul. Por meio de nota, disponibilizaram o uso de suas infraestruturas às equipes. Além disso, os três clubes pediram que a CBF ceda a Granja Comary para que os clubes retomem as atividades.
“O Flamengo disponibiliza o CT George Helal (Ninho do Urubu); o Palmeiras oferece a Academia de Futebol, o Allianz Parque e a Arena Barueri; o São Paulo propõe acolhimento no CT de Cotia e no MorumBIS. Da mesma maneira, os três clubes creem fortemente que a CBF, em seu papel de entidade máxima do futebol nacional, possa disponibilizar a Granja Comary como mais um local de abrigo aos clubes gaúchos, entre outras formas de apoio”, diz trecho da nota unificada dos clubes.