Nome de grande expressão no futebol brasileiro, o técnico Renato Gaúcho teceu elogios ao português Abel Ferreira, do Palmeiras. Entrevistado por Renata Fan para o “Jogo Aberto” desta segunda-feira (27), ele disse não ter nada contra a chegada em massa de estrangeiros no país, e aproveitou para enaltecer o comandante palestrino.
“Eu gosto muito do Abel como pessoa, como treinador, merecidamente… (conquistou títulos). Ele é competente”, destacou Renato Gaúcho, pontuando que a “overdose” de gringos fez com que os técnicos do mercado brasileiros saíssem da zona de conforto, buscando uma reciclagem.
“Tínhamos muitos técnicos acomodados no Brasil. Aí, a partir do momento que começaram a chegar técnicos estrangeiros, principalmente os portugueses, de repente, os técnicos brasileiros acordaram, um pouco tarde. Realmente, deram muita brecha e chances”, avaliou o treinador do Imortal.
Atualmente, dos 20 times que compõem o Brasileirão Série A, dez deles possuem um treinador estrangeiro no comando. O mais novo nome da desembarcar em solo nacional é Álvaro Pacheco, contratado pelo Vasco para substituir Ramón Díaz, demitido recentemente.
Elogiado por Renato Gaúcho, Abel Ferreira é ao lado de Vojvoda, o técnico o mais longevo do futebol nacional. Ao longo de quase quatro anos no Verdão, o português acumula dez títulos e está a uma conquista de se tornar o técnico com mais vitorioso na história do clube.
Renato Gaúcho vê “injustiça” com Fernando Diniz
Ainda no papo com Renata Fan, Portaluppi abordou o fato de Diniz ter sido desligado da seleção brasileira. Na avaliação dele, a CBF errou em não dar mais tempo para o profissional mostrar o trabalho. Apesar da defesa direcionada ao técnico do Fluminense, ele aproveitou também para exaltar Dorival Júnior, mostrando confiança em um bom desempenho do comandante à frente do escrete canarinho no ciclo de 2026.