Um momento um tanto surpreendente aconteceu neste final de semana, no jogo entre Barcelona e Real Sociedad pela La Liga. Após marcar o segundo gol do clube da Catalunha, em cobrança de pênalti, o atacante brasileiro Raphinha tirou a camisa de cima e mostrou uma camiseta com uma homenagem ao Rio Grande do Sul, escrita “Ore pelo RS”.
O atacante, que é natural de Porto Alegre, acabou recebeu o cartão amarelo devido à comemoração e, por conta disso, será multado pela competição. Ele terá que pagar 3 mil reais, enquanto o Barcelona terá que desembolsar 2 mil.
A La Liga não tem relação com essa punição ao Raphinha, do Barcelona, que foi tomada exclusivamente pelo Comitê de Disciplina da Federação Espanhola; a Federação Espanhola é a responsável pela arbitragem.
A homenagem se deve à tragédia que está acontecendo no Rio Grande do Sul devido à enchente que assolou boa parte do estado nas últimas duas semanas, levando a uma quantidade grande de mortos e um número impressionante de desabrigados.
Com os alagamentos ainda em andamento, a tragédia que está acontecendo no Rio Grande do Sul pode se tornar a maior da história do Brasil e também da América, já que, no total de área alagada, já superou por exemplo o furacão Katrina, que inundou New Orleans no início deste século.
Essa não é a primeira vez em que um jogador do Barcelona é punido pelo gesto
Raphinho não está sozinho quando o assunto é punição por mostrar uma mensagem na camisa durante um jogo. No passado, em 2020, o craque Lionel Messi também recebeu um cartão amarelo e uma multa por ter feito o mesmo gesto.
Na ocasião, o atacante comemorou um gol mostrando uma camisa que homenageava o argentino Diego Maradona, que havia morrido quatro dias antes.