PVC aponta três clubes SAF que deram errado: “É preciso espantar os picaretas”
Jornalista opina sobre os casos atuais do modelo adotado no Brasil em meio a um momento de dúvidas após crise da 777 no Vasco da Gama e revenda do Cruzeiro
Após a “moda” inicial, as SAFs no Brasil têm passado por críticas e questionamentos. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, em sua coluna do UOL Esporte, deu exemplos de clubes com modelo semelhante da Europa e que entraram em crise após serem vendidos.
PVC lembrou de um exemplo do futebol espanhol, outro de Portugal e, por fim, um gigante inglês.
Os primeiros citados pelo jornalista foram o Atlético de Madrid, que chegou a ser campeão após ser vendido, mas acabou na segunda divisão anos depois, e o Belenenses, que se desmembrou em duas equipes diferentes, ambas fora da elite.
“Não existe milagre. A primeira SAD a ganhar o Campeonato Espanhol foi a do Atlético de Madri. Quatro anos depois estava rebaixado”, destacou PVC sobre o gigante espanhol.
“O Belenenses rompeu com o dono de sua SAD, Rui Sérgio Soares. Criaram-se dois clubes. o associativo está na segunda divisão, a SAD na terceira”, apontou o jornalista
Terceiro clube SAF citado por PVC tem renome no futebol mundial
Por fim, o jornalista citou o caso da SAF do Manchester United, que pertenceu à família Glazer e passa por turbulência nos últimos anos. O tradicional clube inglês foi de propriedade da família desde maio de 2005 e vive crise financeira, com acusações graves quanto à sua questão fiscal.
“O Manchester United foi comprado com o dinheiro da família Glazer e, descobriu-se, a grana era fruto de empréstimos transformados em dívida do clube”, escreveu PVC. Os Glazer venderam no fim de 2023 parte das ações do clube para o bilionário britânico Jim Ratcliffe, que deve seguir comprando ações até ter a maioria, tirando a família do comando.
Vale destacar que sob o comando dos Glazer, o Manchester United ainda conquistou cinco títulos da Premier League, uma Champions League, uma Liga Europa, um Mundial de Clubes, uma Copa da Inglaterra e cinco Copas da Liga.
Mesmo assim, os últimos anos são de crise no clube, que em 2024/25 estará mais uma vez fora de qualquer competição europeia. Protestos se tornaram algo normal nos jogos do clube.
PVC ainda destacou que uma série de “picaretas” estão envolvidos no mercado das SAF e que o Brasil precisa “atrair os honestos.”
“Milagre não existe e picareta há em todas os países do futebol. O Brasil não é uma ilha nem uma bolha (…) Para isso, é preciso espantar os pilantras, atrair os honestos. Não é simples. Dará trabalho”, conclui o jornalista.