Papão da Curuzu inicia disputa pelo título do torneio regional contra o Vila Nova nesta quarta-feira (22)
Nesta quarta (22), o Paysandu começa a decidir com o Vila Nova a edição de 2024 da Copa Verde. O jogo de ida será no Estádio Banpará Curuzu às 20h (horário de Brasília), com a volta em Goiânia na semana que vem.
A equipe do técnico Hélio dos Anjos pode conquistar o seu quarto título de Copa Verde, acrescentando mais uma taça às que o Papão da Curuzu ergueu em 2016, 2018 e 2022. O bicolor é a equipe que mais finais disputou do torneio, possuindo ainda quatro vices desde 2014, ano da primeira edição.
O Paysandu ainda possui em sua galeria o título da extinta Copa Norte em 2002, que lhe deu o direito de disputar a Copa dos Campeões vencida pelo time paraense no mesmo ano.
Dessa forma, o Papão da Curuzu possui quatro títulos regionais de competições reconhecidas pela CBF. Bahia, Vitória e Goiás também apresentam o mesmo número de conquistas. Cada uma das equipes baianas é tetracampeã da Copa do Nordeste, enquanto o Esmeraldino é tri da Copa Centro-Oeste, além de ser o atual campeão da Copa Verde em final vencida contra o próprio Paysandu no ano passado.
Portanto, conforme levantamento do jornalista Magno Fernandes da Rádio Clube do Pará, o Paysandu pode desempatar a disputa particular com a dupla Ba-Vi e o Goiás caso seja tetracampeão da Copa Verde contra o Vila Nova. Assim, chegaria a cinco títulos de torneios regionais oficiais, contando com a Copa Norte de 2002.
Paysandu ‘seca’ o Bahia
Se o Paysandu conseguir superar o Vila Nova, o bicolor ficaria ‘de olho’ na Copa do Nordeste. A competição será retomada neste fim-de-semana, com os jogos únicos das semifinais. O Bahia enfrentará o CRB no domingo (26) na Arena Fonte Nova. Caso o Tricolor Baiano seja campeão, também chegaria ao seu quinto título regional.
Além disso, se o Paysandu não superar o Vila Nova na Copa Verde, o Sport também teria chances de alcançar o quarto título regional. Tricampeão da Copa do Nordeste, o Leão da Ilha recebe o Fortaleza também no domingo (26), na Arena Pernambuco. Os dois jogos da final da competição ocorrerão em 5 e 9 de junho.
O levantamento não inclui as edições mais antigas do Torneio Rio-São Paulo, considerando o período da retomada do hoje extinto campeonato entre 1993 e 2002.