O Palmeiras de Abel Ferreira vai a campo hoje (2), às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em estreia na Copa do Brasil. O duelo contra o Botafogo-SP na terceira fase da competição marca o início da campanha que busca repetir no torneio nacional o feito do Brasileirão Série A e da Libertadores: ganhar mais de uma vez.
Abel Ferreira foi campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras na edição de 2020, finalizada no início de 2021 por conta da pandemia. No entanto, desde então o Alviverde não conseguiu o mesmo que alcançou no Paulistão, Brasileirão Série A e Libertadores: ser campeão novamente.
Desconsiderando Recopa e Supercopa, competições que só entram no calendário por conquistas em outros torneios, a Copa do Brasil é o único título ‘solitário’ de Abel Ferreira no Palmeiras. Com o técnico, o Alviverde soma nos compromissos de temporada ‘regular’:
- 3 taças do Paulistão (2022, 2023 e 2024);
- 2 taças do Brasileirão Série A (2022 e 2023);
- 2 taças do Libertadores (2020 e 2021);
- 1 taça da Copa do Brasil (2020).
Palmeiras de Abel Ferreira sequer chegou à semifinal da Copa do Brasil após título
No embate contra o Botafogo-SP desta quinta (2), o Verdão tentará iniciar uma caminhada para voltar a ser campeão do torneio mata-mata nacional. No entanto, o retrospecto do Alviverde na competição sob o comando do português não chegou nem perto de repetir a campanha vitoriosa.
Então atual campeão, o Palmeiras de Abel Ferreira foi eliminado pelo CRB logo na terceira fase da Copa do Brasil em 2021. Na temporada seguinte, o Alviverde caiu para o rival São Paulo nas oitavas de final, em cofronto com muita polêmica de arbitragem.
Por fim, no ano passado, novamente o Tricolor paulista deu fim à chance de Abel Ferreira ser campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras, dessa vez nas quartas de final.
No duelo de hoje, o técnico português pode mandar a campo um time alternativo, de olho em preservar os jogadores mais utilizados até o momento. O Palmeiras entra em campo às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, abrindo o confronto contra o Botafogo-SP na terceira fase da Copa do Brasil.