Muller elege dois treinadores “absolutos” no futebol brasileiro
Ex-jogador vê profissionais como os únicos que não sofrem pressão para serem demitidos de suas respectivas equipes
O comentarista Muller classificou Abel Ferreira e Renato Gaúcho como os dois treinadores “absolutos” do Brasil na atualidade. Em entrevista ao podcast “Apavoro”, ele destacou que outros comandantes técnicos não possuem a mesma “blindagem” da dupla, que treina Palmeiras e Grêmio, respectivamente.
Na visão de Muller, independente do que aconteça, mesmo os dois acumulando sucessivas derrocadas, as diretorias não cogitam a demissão, por tudo que ambos já construíram no clube.
“Pra mim, no Campeonato Brasileiro só tem dois treinadores absolutos. O Renato Gaúcho no Grêmio, e o Abel Ferreira no Palmeiras. Estes treinadores não caem por nada. Podem perder todas as competições, não caem. Agora o resto é tudo interino.
“Você vê quando o treinador é bom quando ele consegue extrair o máximo de um time limitado. O Renato Gaúcho com o Grêmio, que só tem dois bons jogadores, ele conseguiu brigar com Palmeiras e Atlético-MG no Brasileirão do ano passado”, complementou o ex-jogador.
Exaltados por Muller, Abel e Portaluppi ostentam trabalhos sólidos
Fortemente identificado com o Grêmio, Renato Gaúcho só passou uma das últimas dez temporadas fora do Tricolor dos Pampas. O profissional retornou ao clube sulista em 2022, após um período no comando do Flamengo. Nesta temporada, o treinador faturou o seu sexto título estadual pelo clube, a conquista se soma a duas edições da Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana.
Abel Ferreira, por sua vez, chegou no Palmeiras ao final de 2020, e desde então enfileirou dez títulos neste período, com destaque para duas Libertadores e duas edições do Brasileirão e uma Copa do Brasil, além de três estaduais faturados de forma consecutiva. Se faturar mais uma das três competições que disputa este ano, o português se tornará o treinador com o maior número de times no clube palestrino, superando o lendário Osvaldo Brandão.