Na manhã desta quinta-feira (9), o Cruzeiro divulgou os bastidores da primeira vitória na Sul-Americana 2024, através de seu canal oficial. Porém, o destaque não foi apenas a conquista em campo, mas as palavras de Alexandre Mattos, atual diretor do clube, que resgataram a heroica saga do título da Libertadores em 1997.
Mattos fez um emocionante discurso aos jogadores antes da partida, em que reverenciou a história ao lembrar que, naquela campanha, a Raposa enfrentou uma fase inicial desafiadora, perdendo os três primeiros jogos. No entanto, o time se reergueu, culminando com a glória no Mineirão.
Discurso de Mattos
“Em 1997, na Libertadores, o Cruzeiro não venceu nas três primeiras partidas. Foi isso. Aí o Cruzeiro ganhou um jogo, venceu, ninguém acreditou e foi campeão. É por isso que somos conhecidos como La Bestia Negra. Fazemos o mesmo aqui. Você tem que vencer este jogo hoje. Não há outra saída. Lá o placar foi 3:0 [no Mineirão], hesitamos e empatamos. Tem que vencer hoje para pensar na seleção e depois buscar esse título”, palavras de Mattos.
A reação da torcida não poderia ser mais positiva. Nas redes sociais, os cruzeirenses exaltaram o discurso de Mattos e destacaram a importância de resgatar a história gloriosa do clube para motivar os jogadores.
“Acho que umas das coisas que mais faltava na antiga direção técnica é essa falta de conhecimento sobre a história e grandeza do Cruzeiro. Alexandre Mattos está de parabéns por mencionar a Libertadores de 1997, e que continue a cada jogo mostrando, lembrando e contando para os jogadores o quão IMENSO é a camisa desse clube”, disse uma torcedora.
“A postura do Mattos é diferenciada, o cara pensa alto, pode ter certeza que vem elenco bom com essa diretoria, Cruzeiro tá voltando”, opinou outro.
“Esse tipo de identificação que o Alexandre Mattos puxou é importante, os caras precisam conhecer o Cruzeiro e a grandeza do nosso time!”, completou um terceiro.
Cruzeiro na Sul-Americana
A campanha do Cruzeiro na Sul-Americana até aqui não foi das mais tranquilas. O time enfrentou dificuldades nos primeiros jogos, somando apenas três pontos em três empates. No último deles contra o Unión La Calera e diante de sua torcida, a Raposa abriu 3 a 0 no placar, mas acabou cedendo o empate.
A vitória conquistada na última terça-feira (7) colocou a equipe na segunda posição do grupo, com seis pontos, um a menos que a Universidad Católica. Entretanto, a situação pode mudar, já que a equipe equatoriana enfrentará o Unión La Calera ainda hoje. A equipe celeste volta a campo na próxima quinta-feira (16), às 21h, para enfrentar o Unión La Calera, no Mineirão. O último jogo da fase de grupos será contra a Universidad Católica, no dia 23, também no Gigante da Pampulha.