Zagueiros dos mais respeitados e vencedores do futebol brasileiro, Diego Lugano, Dedé e Fábio Luciano possuem todas as credencias possíveis para avaliar jogadores que se destacam atualmente na posição em território nacional.
Ídolo do SPFC e fundamental nas conquistas da Libertadores e Mundial de 2005, o uruguaio que hoje é comentarista na ESPN considera alguns nomes que chamam a sua atenção, mas há um que ele coloca na primeira prateleira: Gustavo Gómez, do Palmeiras.
“Ele faz o sistema defensivo jogar bem, um zagueiro que joga bem não joga bonito. Ele tem presença de área. Palmeiras tem sido campeão porque tem a melhor defesa do Brasil. Isso se deve ao Abel, mas também aos jogadores”, disse Lugano, no Resenha da Rodada.
“O Gómez continua sendo um jogador diferenciado. Para mim é o melhor zagueiro do Brasil”, ratificou.
Com a camisa do Palmeiras, o paraguaio erguei inúmeras taças e se tornou o estrangeiro mais vencedor da história alviverde. No currículo, Gómez soma Brasileirão (2018, 2022 e 2023), a Copa do Brasil (2020), o Paulistão (2020, 2022, 2023 e 2024), a Libertadores (2020 e 2021) e a Recopa Sul-Americana (2022).
Dedé, por sua vez, considera o parceiro de Gómez, Murilo, o principal zagueiro do futebol brasileiro hoje. Ambos, inclusive, jogaram juntos por um período no Cruzeiro.
“Hoje ele é o brabo. Para mim é o brabo do Campeonato Brasileiro. Sempre falei que ia ser brabo. É o Murilo, do Palmeiras”, afirmou Dedé em entrevista ao Mister Senra Podcast.
Fábio Luciano diverde de Lugano e Dedé ao eleger zagueiro top-1 do Brasil
Capitão de Corinthians e Flamengo, Fábio Luciano é mais uma voz levada em consideração ao avaliar os zagueiros em atividade no Brasil. Na sua visão, o que mais se destaca atualmente é Fabrício Bruno.
“Na minha opinião ele é o melhor zagueiro do Brasil hoje. O Suárez disse isso ano passado, que mais lhe trouxe dificuldade. Muita confiança no combate, bola aérea, seja no confronto do mano a mano, tem qualidade na saída de bola”, analisou.