Uma equipe vencedora não reflete apenas o que se faz dentro de campo, mas, sobretudo fora dele. Ter jogadores de alto nível não é o suficiente para ser campeão, ainda mais no futebol brasileiro. Nestes últimos anos, o Palmeiras com Abel Ferreira conquistou simplesmente dez títulos. Ao que tudo indica, esta dinastia vai se perpetuar por mais tempo. É o que acredita Diego Lugano.
Durante o programa Resenha da Rodada, na ESPN, o ex-zagueiro teceu elogios para a organização administrativa do Verdão. Segundo ele, há uma forte filosofia que criou raízes e permitiu assim grandes resultados dentro das quatro linhas. Na sua visão, Abel Ferreira faz parte de uma engrenagem de sucesso.
“Precisa ser destacado o trabalho institucional do Palmeiras. Quando eu falo que nos últimos anos que este domínio do Palmeiras é tanto nível Brasil como internacional não é apenas por conta do treinador. Ele é apenas mais uma peça desta engrenagem dentro que está perfeita”, afirmou Lugano.
“Estabilidade, surgem ali os melhores jogadores do Brasil. O trabalho institucional do Palmeiras faz toda diferença, não somente na base. Ele mantém um zagueiro do nível Gustavo Gómez há cinco anos, um goleiro de selação, mantém o melhor treinador que a Europa quer, repõe bem as saídas. É diferenciado”, acrescentou.
De fato, o Palmeiras passou por uma grande transformação interna que teve início lá atrás com Paulo Nobre, sendo reforçada por Maurício Galiotte e aperfeiçoada hoje por Leila Pereira. Ainda que tenha uma excelente condição financeira, o clube não faz loucuras no mercado e cada vez mais investe na base.
Com Endrick, o clube alcançou a receita considera perfeita. Dentro de campo, obteve resultado técnico e, posteriormente financeiro com a venda para o Real Madrid. Assim todos esperam repetir a dose com Luis Guilherme e Estêvão.
Elogiado por Lugano, Palmeiras se movimenta por substituto de Endrick
O Palmeiras pode nas próximas semanas acertar a contratação de Luciano Rodríguez, do Liverpool, do Uruguai. De acordo com informações da imprensa local, são fortes os indícios de que o Verdão haveria chegado a um acordo pela compra do jovem centroavante de 20 anos.
Na teoria, Luciano Rodriguez se encaixa no chamado “perfil de contratações” realizado pelo Palmeiras nos últimos anos. Destaque nas categorias de base da seleção uruguaia, o jogador tem forte potencial de revenda para a Europa.
Como de praxe, o Palmeiras tem como medida não falar sobre possíveis contratações. Para o segundo semestre, a única certeza é a chegada do meia Felipe Anderson.