Reagindo à pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest, João Guilherme destacou o crescimento impressionante da torcida do Vasco. Mesmo que o time não tenha conquistado títulos de expressão nos últimos anos, os dados coletados mostraram uma evolução de 4% para 5% no período de um ano. Neste cenário, o nível de fanatismo atrelado ao clube carioca foi visto como fenomenal.
“Um dado incrível da torcida do Vasco, mas que não me surpreende. O Vasco vem, há mais de 20 anos, em uma situação complicada. A torcida do Vasco aumentou de 4% para 5%. Ou seja, a torcida vascaína é um fenômeno. A torcida aponta que houve um crescimento. A torcida do Vasco é muito engajada e muito presente.”, disse João Guilherme, em live no YouTube.
Superando todos os clubes nacionais, Flamengo (25%) e Corinthians (17%) seguem como os clubes de maiores torcidas do Brasil. Apesar do crescimento do Palmeiras, existe uma margem considerável no topo do ranking, principalmente nos números envolvendo o Rubro-Negro.
“Me conta uma novidade. Vocês já viram alguma pesquisa que apontou que o Flamengo não é o primeiro em tamanho de torcida no Brasil? Eu tenho 52 anos e nunca vi. Todas as pesquisas divulgadas até hoje, o Flamengo aparece como o primeiro da lista. O Corinthians aparece em segundo. Todas as pesquisas apontam Flamengo em primeiro, e Corinthians em segundo.”, afirmou.
À frente do São Paulo, o Palmeiras se encontra no top-3 de maiores torcidas do Brasil. Porém, para ameaçar o Corinthians, o time alviverde precisa manter um ritmo crescente nos próximos anos.
“O Palmeiras aparece como terceiro colocado. Superou o São Paulo, que se manteve como terceiro lugar durante décadas. A torcida do Palmeiras cresceu 1%.”, pontuou.
Veja abaixo o ranking completo de maiores torcidas do Brasil
- Flamengo – 25%
- Corinthians – 17%
- Palmeiras – 10%
- São Paulo – 9%
- Vasco – 5%
- Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio – 4%
- Inter e Santos – 3%
- Bahia, Botafogo e Sport – 2%