Atuando fora de casa, o Hamburgo foi derrotado nesta sexta (10) pelo Paderborn por 1 a 0 pela penúltima rodada da segunda divisão do Campeonato Alemão. Com o resultado, a tradicional equipe não tem mais chances de acesso e está fora também dos playoffs, chegando à sete anos sem conseguir retornar para a Bundesliga.
No entanto, o torcedor do “Der Dino” pode ver o seu maior rival conquistar o acesso após 12 anos. O St. Pauli só precisa de uma vitória em casa contra o Osnabruck, lanterna do campeonato e já rebaixado, para confirmar a volta à elite alemã. Além disso, ainda tem chances de título, brigando contra o Holstein Kiel.
Voltando ao caso do Hamburgo, a situação é delicadíssima. Após ter um grande começo na 2. Bundesliga, conseguindo 13 de 15 pontos nas primeiras cinco rodadas, o clube passou a oscilar no campeonato, vendo os adversários ultrapassarem e os comandados por Steffen Baumgart sair da briga pelo título.
A vitória no dérbi ainda deu esperanças, porém era tarde demais
Com mais de 55 mil pessoas no Volksparkstadion, o Hamburgo recebeu no último dia 3 o St. Pauli para o dérbi, que teria uma importância gigantesca para os dois lados. E antes da bola rolar, uma confusão entre os jogadores aumentou em 500% a temperatura do jogo. Afinal, a partida poderia marcar o retorno dos Piratas à elite e acabar com as esperanças de acesso dos Dinossauros.
Durante o jogo, a partida foi pegada e com boas oportunidades para os dois lados. Quem aproveitou foi Glatzel, aos 40 minutos da etapa final, que após cobrança de escanteio, desviou de cabeça e marca o único gol da partida. O gol da esperança, que poderia ter ampliado a vantagem com um pênalti no final do jogo, mas parou nas mãos de Vasilj.
Porém, restavam duas decisões, e o sonho acabou com 7 minutos. Koen Kostons, camisa 10 do Paderborn, marca o gol da vitória por 1 a 0, que garante a equipe no top 10 da segunda divisão alemã, mas tira as chances de playoff para o Hamburgo.
Seis temporadas ficando no quase. E é muito quase…
Quando a situação é complicada, não tem jeito. O Hamburgo está desde a temporada 2018-19 na segundona alemã, e o 4º lugar virou costume para os Dinos, quando não disputaram os playoffs de acesso.
Em 2021-22, o Hamburgo até venceu o jogo de ida contra o Hertha Berlim, mas foi derrotado no Volksparkstadion por 2 a 0, resultado que garantiu a equipe da capital alemã na elite. Já na temporada seguinte, o Stuttgart derrotou o clube azul e preto nos dois jogos, permanecendo também na Bundesliga.
Na última rodada, o Hamburgo recebe o Nuremberg em partida para cumprir tabela. Além disso, o clube pode perder mais uma posição nesta reta final, o que seria a pior campanha da história daquele que celebrava por nunca ter sido rebaixado.
Veja as campanhas do Hamburgo na 2. Bundesliga
2018-19 – 4º lugar com 34 jogos, 16 vitórias, 8 empates e 10 derrotas
2019-20 – 4º lugar com 34 jogos, 14 vitórias, 12 empates e 8 derrotas
2020-21 – 4º lugar com 34 jogos, 16 vitórias, 10 empates e 8 derrotas
2021-22 – 3º lugar com 34 jogos, 16 vitórias, 12 empates e 6 derrotas (eliminado pelo Hertha Berlim nos playoffs)
2022-23 – 3º lugar com 34 jogos, 20 vitórias, 6 empates e 8 derrotas (eliminado pelo Stuttgart)
2023-24 – 4º lugar com 33 jogos, 16 vitórias, 7 empates e 10 derrotas