Agora é oficial. Thiago Silva será reforço do Fluminense em 2024. Atualmente no Chelsea, o zagueiro já tinha confirmado que não seguiria no clube inglês e nesta terça-feira (7), os rumores de um retorno ao Flu foram confirmados, com a equipe carioca anunciando oficialmente a contratação do atleta.
As informações são de que ele irá assinar um contrato de dois anos, até junho de 2026, sendo apresentado assim que encerrar seu vínculo com os Blues.
Sonho antigo do Fluminense
O interesse em repatriar o jogador não é de agora. Mário Bittencourt, presidente do clube, conversar com Thiago Silva há tempos. Nas últimas semanas os contatos se intensificaram após o zagueiro entender que que seu ciclo no Chelsea tinha se encerrado.
Para que a negociação fosse fechada pesou a vontade do atleta em retornar ao Brasil e para o time que foi formado, já que Thiago tinha proposta da Inglaterra e da Arábia Saudita.
Quando o jogador deverá fazer sua reestreia pelo Fluminense?
Thiago Silva só terá condições de defender o Flu depois do dia 10 de julho, quando a janela de transferências no Brasil estará aberta. Dessa forma a expectativa é de que ele esteja apto para entrar em campo a partir da 18ª rodada do Brasileirão.
Além disso, ele poderá disputar as oitavas de final da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, desde que a equipe carioca consiga avançar nas duas competições.
Internamente, os dirigentes do Fluminense trabalham para uma liberação antes do dia 19 de maio, para que o jogador possa ser integrado o quanto antes ao elenco e com isso antecipar etapas de preparação para que ele possa entrar em campo com a camisa do time onde foi formado.
Seleção brasileira e carreira de sucesso na Europa
Com 39 anos, Thiago Silva começou sua carreira na base do Fluminense e chegou a atuar no Juventude e no Porto B em seus primeiros anos de carreira. Em 2006, depois de um empréstimo para o Dínamo de Moscou, ele se firmou como titular do Flu, com atuações de destaque que despertaram atenção do futebol europeu.
Em 2009 ele defendeu as cores do Milan, onde ficou até 2012 até ser vendido ao PSG, clube que atuou até 2020 antes de acertar com o Chelsea.
Já na seleção brasileira o novo zagueiro do Flu atuou tanto na sub-23 como na principal, com destaques para participação em quatro Copas do Mundo consecutivas e duas Olimpíadas.