Nesta quarta-feira (29), a Major League Baseball adicionou as estatísticas de 2.300 jogadores das Negro Leagues, que existiram entre 1920 e 1948, aos números da liga. Com esta decisão histórica, a MLB agora tem um novo recordista de aproveitamento no bastão, OPS e slugging: o catcher Josh Gibson.
Jogador do Homestead Grays e do Pittsburgh Crawfords, Gibson foi a maior estrela das Negro Leagues em um tempo marcado pela segregação racial em que atletas negros não podiam jogar na MLB. Ele faleceu aos 35 anos de idade, um ano antes da estreia de Jackie Robinson pelo Brooklyn Dodgers. Com AVG de .372, SLG de .718 e OPS de 1.177 na carreira, ele ultrapassou nada menos do que Ty Cobb e Babe Ruth como recordista da liga nessas categorias.
“A história do beisebol faz parte da história dos Estados Unidos, e acho que o reconhecimento e a incorporação das Negro Leagues pelas principais ligas é um grande passo no sentido de reunir todas as partes da história do beisebol. E eu acho que é realmente muito emocionante que haja um novo líder em média de rebatidas estatísticas.”, disse Tyrus Cobb, bisneto de Ty Cobb.
Several Major League records are now held by Josh Gibson as he and other Negro Leagues legends officially join the all-time leaderboards.
The statistics of more than 2,300 Negro Leagues players launch today in a newly integrated https://t.co/Z3s2EpgF39 database that presents… pic.twitter.com/UyvCu0pSzi
— MLB (@MLB) May 29, 2024
Rob Manfred, comissário da MLB, também falou sobre a importância deste reconhecimento: “Estamos orgulhosos de que o registro histórico oficial agora inclua os jogadores das Negro Leagues. Esta iniciativa tem como objetivo garantir que as futuras gerações de torcedores tenham acesso às estatísticas e aos marcos de todos aqueles que tornaram as Negro Leagues possíveis. Suas conquistas em campo serão uma porta de entrada para um aprendizado mais amplo sobre esse triunfo na história americana e o caminho que levou à estreia de Jackie Robinson nos Dodgers em 1947.”
Os novos dados são compostos pelos jogos oficiais (e excluem as partidas de exibição) da Negro National League (1920-31), da Eastern Colored League (1923-28), da American Negro League (1929), da East-West League (1932), da Negro Southern League (1932), da Negro National League (1933-48) e da Negro American League (1937-48), que foram reconhecidas como Major Leagues em 2020.
Segundo John Thorn, historiador da MLB e um dos 17 membros do comitê que estudou todos os números das Negro Leagues disponiveís, aproximadamente 72% dos dados desta época foram adicionados à base da liga. Conforme mais documentos forem analisados e encontrados, estes números devem aumentar, mas para isso é preciso ter os box scores completos das partidas.
Jogadores em atividade da Major League Baseball mostraram entusiasmo com a adição dos números das Negro Leagues. Andrew McCutchen, dos Pirates, e Hunter Greene, dos Reds, falaram sobre a importância histórica e a possibilidade de estudar e conhecer melhor jogadores que antes não faziam parte da história oficial da MLB.
A adição destes dados criou cenários interessantes. Willie Mays conseguiu sua rebatida de número 3 mil em 18 de julho de 1970. No entanto, com os dados das Negro Leagues, sua rebatida icônica teria acontecido duas semanas antes. A MLB, porém, continuará celebrando o feito na mesma data, pois era o que na época era considerado oficial.
A base de dados completa será divulgada no dia 20 de junho, antes da partida entre St. Louis Cardinals e San Francisco Giants no Rickwood Field, em Alabama. O jogo irá celebrar as Negro Leagues e Willie Mays, que jogou neste estádio pelo Birmingham Black Barons.