
Partida da Copa Pioneer de Várzea - Foto Flickr Ginga Fc
A várzea é única, um time de várzea em São Paulo movimenta milhares de pessoas e cada vez mais organizados, as competições também têm chegado a estádios de futebol profissional como o Pacaembu.
O futebol de várzea ainda tem prêmios bem interessantes, como ônibus para ajudar no transporte dos jogadores ou mesmo receber um troféu que simboliza a joia do ex-presidente africano, Nelson Mandela.
Assim, as centenas de times, que todos os fins de semana entram em campo pelas periferias da Grande São Paulo, é que movimentam o futebol de várzea pelos campos batidos de pouco grama.
Portanto, vamos citar os três principais torneios de São Paulo e da região metropolitana.
Copa Martins Neto é a Premier League da várzea
Vamos começar com a Copa Martins Neto, aquela que é considerada a Premier League da várzea, e até o símbolo do torneio também é inspirado na competição inglesa.
A Copa Martins Neto teve início há dez anos com 16 times e hoje tem mais de 150 clubes. Outra curiosidade, é que a Martins Neto ainda possui uma segunda divisão.
Copa Pioneer tem a melhor premiação da várzea
Agora a Copa Pioneer, essa é ‘generosa’, pois tem a melhor premiação em dinheiro entre os torneios da várzea, com R$ 50 mil ao campeão, e com uma organização de nível profissional.
A Pioneer é considerada uma das mais importantes do futebol de várzea paulistano, como o nome sendo de um time da zona sul de São Paulo que foi fundado há 41 anos.
Copa da Paz tem sede em Paraisópolis
A Copa da Paz tem sua sede na arena do Palmeirinha, em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, e é um dos principais campos de várzea da cidade.
Por fim, outras competições são jogadas ali, mas a mais importante é a Copa da Paz, que tem um campeonato masculino e um feminino.