Nesta sábado (25/05), Barcelona e Lyon se enfrentaram na decisão da Champions League Feminina, que aconteceu na cidade de Bilbao, na Espanha, no Estádio San Mamés. De um lado, o Barcelona é o atual campeão da competição e busca uma o segundo título consecutivo. Porém, para isso, teria que vencer o Lyon, que é o maior vencedor da história da Champions League Feminina.
Já do outro lado, o Lyon tenta recuperar o seu espaço no cenário feminino após ver o Barcelona assumir o protagonismo nos últimos anos. A equipe francesa possui um excelente retrospecto contra as espanholas, tendo vencido os quatros jogos na Champions até o momento.
Como foi o jogo entre Barcelona e Lyon pela Champions League Feminina?
O Lyon começou a partida atacando, com Dumornay fazendo pressão sobre as defensoras do Barcelona e aguardando um erro para abrir o placar.
O Barcelona mostrou suas armas aos 6 minutos, quando Graham Hansen invadiu a área, passou pela defensora adversária e mandou para o gol, com Endler fazendo a defesa.
O Lyon ensaiou uma pressão em seguida. Em uma sequência de cruzamento nas área, as francesas levaram perigo ao Barcelona. Aos 13 minutos, após levantamento na área, Cata Coll saiu mal do gol do Barça e a bola sobrou para Renard, que finalizou e acertou a trave do time espanhol.
A equipe da Catalunha tentava avançar em seu tradicional estilo tiki-taka, trocando passes pelo centro de ataque e buscando espaços na defesa do Lyon.
Aos 24, Van de Donk cruzou pelo lado direito da área e Cata Coll saiu para defender, mas a goleira acabou rebatendo contra atacante adversária e a bola ficou perdida na área do Barça, para a defesa posterior da goleira.
O Barça teve uma excelente chance aos 27. Guijarro recuperou a bola na entrada da área, foi até a linha de fundo e bateu para o gol, forçando Endler a salvar. No rebote, a defesa das francesas afastou o perigo.
Próximo do final do primeiro tempo, o Lyon demonstrava grandes dificuldades para a ameaçar o Barcelona. Em uma jogada um tanto desesperada, Diani mandou uma bomba de muito longe, com a passando passando sobre a trave adversária.
O Barcelona respondeu em seguida com muito perigo. Graham Hansen faz boa jogada pela ponta, finta Renard e manda um chute cruzado que passou próximo à trave.
A bola voltou a rolar para o segundo tempo e o Lyon pareceu insistir em sua jogada mais forte nesta temporada, que são os cruzamentos para dentro da área. Esse foi o ponto fraco do Barcelona na primeira etapa, com Coll falhando em alguns momentos.
As francesas mostraram isso aos 57 minutos, quando, após cruzamento do lado direito, Gilles subiu alto para cabecear, errando e facilitando a defesa de Coll.
O Barcelona começou a crescer na segunda etapa e se mostrar dominante sobre o time adversário. Aos 59 minutos, Caldentey recebeu no centro e e cruza na área, onde as atacantes disputam com as defensoras adversárias. O Barça ficou muito perto de abrir o placar, mas o Lyon sobreviveu.
Após várias chances, o Barcelona abriu o placar aos 63 minutos. A melhor do mundo, Aitana Bonmatí, pegou a bola fora da área, à esquerda do gol e bateu cruzado. A bola ainda desviou no meio do caminho e fugiu de Endler, indo parar no fundo das redes, 1 a 0.
Aos 74 minutos, o Barcelona mostrou novamente suas armas ofensivas. Desta vez, Graham Hansen fez grande jogada no meio-campo e, quando iria bater para o gol, foi bloqueada por Bacha, que foi decisiva.
Com o final se aproximando, o Lyon voltou a atacar. Aos 77, Diani fez grande jogada e levantou na área, mas desta vez Coll estava bem posicionada para defender de soco e mandar para longe.
Aos 86, grande chance para as francesas. Após cruzamento na área, Coll defende, mas a bola caiu aos pés de Majri, que tentou bater de primeira, mas errou e mandou a bola longe.
Apesar da pressão do Lyon, o Barcelona conseguia se segurar na defesa, com as jogadoras se doando ao máximo para bloquear o gol de Coll, enquanto as francesas iam desesperadamente para o ataque.
O Barcelona aproveitou o desespero do Lyon para ampliar a vantagem no finalzinho. Alexis Putellas, que entrou na segunda etapa, apareceu muito bem para receber passe de Pina e mandar para o gol, decretando o 2 a 0.
Apito final e título para o Barcelona, que vence o segundo consecutivo e segue dominante na Europa no futebol feminino.