Clubes discutem proposta para ser apresentada à CBF sobre o calendário de 2025
Comissão Nacional de Clubes se reuniu para falar sobre competições da próxima temporada; estaduais, Mundial e Copa do Brasil foram assuntos
O calendário do futebol brasileiro de 2024 ganhou suas complicações diante dos eventos recentes no Rio Grande do Sul, mas a próxima temporada pode ter tais problemas e os clubes das quatro divisões do futebol do país já discutem o assunto.
Nesta semana, a Comissão Nacional de Clubes, que reúne times que disputam das Séries A a D do Brasileirão, discutiu propostas que serão levadas à CBF sobre como será a temporada do país, segundo o Uol Esporte. Alguns assuntos foram discutidos, um deles o novo Mundial de Clubes da Fifa.
Este, a começar a ser disputado em meados de 2025, já tem três brasileiros garantidos (Palmeiras, Flamengo e Fluminense) e concorreria com rodadas do Brasileirão e até da Copa do Brasil, nas previsões dos clubes da comissão. Com isso, há a chance de que as partidas dos times envolvidos possam ser adiadas ou até mesmo a Série A ser paralisada durante o certame.
E isto também afetaria a Copa do Brasil, que geralmente tem neste período jogos de algumas de suas fases. De acordo com o portal, uma proposta que foi discutida pelos clubes e que pode ser entregue à CBF é a de iniciar o torneio mais tarde do que o de costume nos últimos anos, este começando em fevereiro. Tal proposta indicaria que as duas fases iniciais, estas sem os times que estariam na Libertadores, seriam jogadas no período do Mundial
Outra proposta seria a de mudar como os jogos das primeiras fases seriam feitos. Ao invés do usual, com os mandos de campo sendo feitos via sorteio, as partidas seriam na casa da equipe melhor ranqueada segundo a entidade, mas a vantagem do empate iria para o time com ranking pior, ao contrário do que se aplica na primeira fase.
Além disso, a Comissão Nacional de Clubes chegou a discutir os estaduais e a possibilidade de uma redução de datas para 2025. Mas tais chances são consideradas baixas para tentar convencer CBF e federações estaduais a abrir mão de datas destas competições diante de um ano com Mundial de Clubes e diversos outros torneios. A
Há uma nova reunião da Comissão de Clubes, esta daqui há três semanas, que poderá discutir uma proposta mais robusta para ser levada para todas as equipes e, depois, em caso de aprovação, entregue à CBF. O desejo é de que, em 2025, os times sejam mais ouvidos na confecção do calendário e de como as datas serão colocadas para os jogos.