Home Futebol Clube entra com pedido de abolição do VAR na Premier League

Clube entra com pedido de abolição do VAR na Premier League

Equipes da elite do futebol inglês devem se reunir para que seja feita uma votação com base em pedido do Wolverhampton

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
VAR, Premier League

Imagem de análise do VAR na Premier League (Divulgação/ Premier League)

Os clubes da Premier League devem realizar uma votação em assembleia geral anual em junho sobre uma proposta feita pelo Wolverhampton, que visa abolir o árbitro de vídeo (VAR) a partir do início da próxima temporada.

PUBLICIDADE

O VAR é utilizado na primeira divisão inglesa desde 2019 e tem ajudado a tomar decisões, mas também gerando polêmica. Em 2023/24, por exemplo, tem passado por críticas, o que levou alguns times e torcedores a questionarem a integridade da competição.

Uma resolução foi formalmente apresentada à Premier League pelo Wolverhampton, pedindo a eliminação do VAR, o que vai desencadear uma votação quando os representantes dos 20 clubes se reunirem para sua assembleia anual em 6 de junho, segundo do site The Athletic.

PUBLICIDADE

Um comunicado do Wolverhampton aponta que a mudança ocorreu “após consideração cuidadosa e com o maior respeito pela Premier League e colegas de competição.”

“Não há culpa a ser atribuída – estamos todos apenas procurando o melhor resultado possível para o futebol – e todas as partes interessadas têm trabalhado arduamente para tentar fazer com que a introdução de tecnologia adicional seja um sucesso. No entanto, depois de cinco temporadas de VAR na Premier League, é hora de um debate construtivo e crítico sobre o seu futuro”, destacou o clube, que tem o brasileiro João Gomes, ex-Flamengo, o elenco, em nota oficial.

“Nossa posição é que o preço que pagamos por um pequeno aumento na precisão está em desacordo com o espírito do nosso jogo e, como resultado, devemos removê-lo a partir da temporada 2024/25.”

Wolverhampton listou consequências negativas do VAR para a Premier League

O clube apontou que a decisão de introduzir o VAR foi “tomada de boa fé” e com “os melhores interesses do futebol e da Premier League”, mas argumentou que causou “numerosas consequências negativas que estão prejudicando a relação entre os torcedores e o futebol”.

PUBLICIDADE

A lista do Wolverhampton aponta para:

  • Impacto nas comemorações dos gols e na paixão espontânea que torna o futebol especial;
  • Frustração e confusão dentro dos estádios devido às demoradas verificações do VAR e à má comunicação;
  • Ambiente mais hostil com protestos, vaias ao hino da Premier League e gritos contra o VAR;
  • Ultrapassagem do propósito original do VAR de corrigir erros claros e óbvios, agora analisando excessivamente as decisões subjetivas e comprometendo a fluidez e integridade do jogo;
  • Diminuição da responsabilização dos árbitros em campo, devido à rede de segurança do VAR, levando a uma erosão da autoridade em campo;
  • Erros contínuos apesar do VAR, com os torcedores incapazes de aceitar erros humanos após múltiplas visualizações e replays, prejudicando a confiança nos padrões de arbitragem;
  • Interrupção do ritmo acelerado da Premier League com verificações demoradas do VAR e mais tempo adicional, fazendo com que as partidas sejam excessivamente longas;
  • Discurso constante sobre as decisões do VAR, muitas vezes ofuscando a partida em si e manchando a reputação da liga;
  • Erosão da confiança e da reputação, com o VAR alimentando alegações de corrupção completamente absurdas.
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial