Bia Haddad sofreu, mas bateu de virada a chinesa Xinyu Wang por 2 sets a 1 por 4/6, 6/3 e 6/4 em 2h16 de partida. A partida foi válida pela segunda rodada do Masters 1000 de Roma, nesta quinta-feira, 9 de maio. O próximo adversário dela será a norte-americana Madison Keys e o confronto está marcado, provavelmente, para o próximo sábado (11).
“A Wang é uma jogadora perigosa de se enfrentar especialmente em rodadas iniciais. Ela joga o tempo todo com muita potência nos golpes e nos limites da quadra. Fiquei insatisfeita com a maneira conservadora que joguei o primeiro set (embora soubesse que precisava fazer o oposto), mas me sinto ao mesmo tempo contente por ter revertido os pensamentos negativos e ter encontrado meu tênis agressivo e propositivo ao longo do segundo e do terceiro set.”, explicou a paulista, sobre o jogo desta quinta.
O jogo de Bia Haddad
Bia Haddad não começou bem o confronto sendo quebrada, logo no primeiro game. E apesar de um bom aproveitamento de primeiro saque em 87,5%, a brasileira não aproveitou bem a oportunidade de devolver a quebra em três oportunidades.
Já na segunda parcial, Bia elevou o nível de jogo, mesmo sofrendo outra quebra na abertura, a devolvendo no game seguinte. Um fator que comprova a melhora da tenista de 27 anos foi ela ter colocado 83,3% do primeiro serviço em quadra com exatos 60% de aproveitamento.
Por fim no set decisivo, Haddad Maia manteve o embalo e quebrou o saque de Xinyu Wang e saltou no placar em 3/1. Mesmo assim, ela teve um momento de instabilidade e viu a adversária chegar em 3/3. Bia Haddad recuperou a vantagem logo na sequência e ainda confirmou um game de zero para abrir 5/3. Embora tenha ficado a dois pontos da vitória no serviço da adversária, a classificação só seria consolidada no game seguinte.
Em relação ao seu lado psicológico, mais uma vez, Bia Haddad foi enfática.
“Como tenho dito, constantemente: me sinto forte, me sinto bem; em termos de capacidades de realização dentro de uma quadra de tênis estou no meu nível mais alto; porém, já aprendi que tudo é uma questão de equilibrar os pensamentos e se encorajar para colocar em prática o que venho trabalhando e evoluindo no dia a dia. Sempre com paciência.”, finalizou ela.
Brasileiros também avançam no masculino
Bia não foi a única tenista do país a vencer na estreia em Roma. Thiago Monteiro superou Gael Monfis na última quarta-feira (8). Na manhã desta quinta, Thiago Wild venceu o francês Gregoire Berrere. Monteiro volta a quadra na próxima sexta-feira, 10 de maio, diante do australiano Jordan Thompson.