Alex, ex-jogador de Corinthians e Internacional, e agora comentarista do SporTV, aproveitou a paralisação do futebol no Rio Grande do Sul devido às enchentes para sugerir medidas para o futuro do esporte no país. As sugestões do ex-meia visam, além de lidar com a situação atual, promover a isonomia entre os clubes gaúchos e os demais do Brasil.
Em participação no Boleiragem, Alex sugeriu que uma saída seria a não realização dos campeonatos estaduais em 2025. A opinião de Alex se deu pouco após Renato Gaúcho, em entrevista ao programa, defender que o Brasileirão do ano que vem tenha 24 clubes, ou seja, sem rebaixamentos para a Série B e com os acessos dos times da segunda divisão nacional.
“Com 24 clubes, se acontecer, por que não aproveitar para não fazer os Estaduais?”, questionou Alex durante a atração do SporTV.
“Mas aí as federações também podem ajudar, construírem, pensar em outra forma (de organizar os clubes), já que tem mais tempo para os Estaduais (nos próximos anos). Nesse momento assim, pensando em algumas soluções, pode ser uma solução importante mesmo.”
Para Alex, a preocupação no Rio Grande do Sul é pouco sobre futebol
Mesmo com o retorno de Grêmio, Internacional e Juventude aos treinos, Alex, que foi multicampeão pelo Colorado, revelou que a competitividade neste momento é assunto secundário.
“Eu já vi e ouvi gente falando que está pouco preocupada se vai cair para a segunda divisão ou não vai, é no momento deles lá. Naturalmente se isso não viesse a acontecer, seria um algo maior, mas não é a principal preocupação.”
Os clubes gaúchos devem voltar aos gramados já no fim de maio para jogos da Libertadores, da Copa Sul-Americana, e em junho para a retomada do Brasileirão Série A, que foi paralisado.