Home Futebol Ademir da Guia elege melhor camisa 10 da história do Palmeiras

Ademir da Guia elege melhor camisa 10 da história do Palmeiras

Um dos maiores ídolos da história do Verdão, o Divino exaltou outro meia clássico que também brilhou em sua posição

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.

Ademir da Guia, ídolo do Palmeiras (Reprodução/YouTube)

Eterno camisa 10 do Palmeiras e integrante das duas primeiras Academias alviverdes nos anos 60 e 70, Ademir da Guia foi entrevistado por Benjamin Back. No podcast Benja me Mucho no canal do YouTube do jornalista, o Divino foi desafiado a escolher os melhores jogadores da história do Verdão.

PUBLICIDADE

Benja propôs a Ademir da Guia que escolhesse o melhor camisa 10 de todos os tempos do Palmeiras, não contando o próprio, a quem o apresentador considerou hors-concours. O primeiro citado pelo ex-meio-campista de 82 anos foi Djalminha. “Foi espetacular”, definiu o Divino.

Outros dois meias citados pelo ídolo foram Alex e Rivaldo. “Estes três foram sensacionais”, exaltou o ex-atleta, que esteve na Copa do Mundo de 1974 pela seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Perguntado por Benja sobre quem do trio mencionado Ademir da Guia escolheria se tivesse que optar por apenas um, o ex-camisa 10 não titubeou. “Eu escolheria Djalminha”, disse.

Ademir da Guia enalteceu outros ídolos do Palmeiras

O jornalista brincou que Ademir da Guia poderia ser banco de Djalminha se este tivesse atuado junto com o clássico camisa 10 nas décadas de 60 e 70. “Eu falava: ‘Djalminha, se você machucar, eu entro’. Entro e não saio mais”, divertiu-se, levando Benja às gargalhadas.

Benjamin Back quis saber de Ademir da Guia se colocaria Dudu entre os 10 maiores da história palmeirense. O Divino não soube responder com precisão, então citou outros antigos ídolos alviverdes, como Oberdan Cattani, Djalma Santos, Djalma Dias, Geraldo Scotto e Julinho Botelho.

PUBLICIDADE

Entre os mais recentes, recordou de Edmundo e Evair. Na opinião de Ademir da Guia, a dupla teria vaga mais do que garantida na famosa Academia do Palmeiras. “Leivinha não podia sair”, brincou.

Better Collective