Dono de um potencial gigantesco, Paulo Henrique Ganso lidou com graves lesões ao longo da carreira. Após o meia sofrer uma grave lesão no joelho, em 2010, Zico fez questão de aconselhar o atleta formado no Santos. Na época, o ídolo do Flamengo informou que, para seguir em alto nível, seria necessário uma musculação constante.
“Ele foi no Jogo das Estrelas e eu chamei ele: ‘Eu tive esse problema no joelho. Daqui pra frente você vai ter que fazer a questão da musculação. Tem que fazer isso igual escova os dentes, se não a musculatura não vai aguentar’.”, contou Zico ao canal “Bebeto 7“.
Sem a mesma mobilidade, Ganso precisou se adaptar no meio-campo. Ainda que a alteração tenha sido necessária, Zico acredita que o camisa 10 não pode jogar muito recuado no Fluminense. Neste cenário, quando estava no Fenerbahçe, o Galinho fez questão de “barrar” Alex de atuar fora do setor ofensivo.
“O joelho dele dificultou. Perdeu um pouco da mobilidade… ele criou uma fórmula diferente de jogar. Ele está mais longe (do gol). Se você tem um cara que deixa os caras na cara do gol toda hora, não pode colocar muito longe. Fiz isso com o Alex: ‘Você não vai ficar longe do gol. Deixa os outros correrem, uma bola vai chegar. Ou você deixa na cara ou vai fazer’. Não dá (para o Ganso cobrir lateral).”, afirmou.
Zico lamenta ausência de Ganso na Copa de 2010
Apesar do clamor dos torcedores, Dunga não convocou Neymar e Ganso para o Mundial da África do Sul. Mesmo com a falta de experiência da dupla, Zico acredita que ambos mereciam uma vaga na seleção.
“Todo mundo esperava a convocação dele e do Neymar e eles não foram. Foi uma pena porque ele machucou o joelho depois disso.”
“Tinha tudo pra isso (Ganso assumir a camisa 10 do Brasil). O time do Santos jogava com o Elano pela direita, o Neymar pela esquerda, o André, e o Ganso por trás. Era um timaço. O Ganso era o 10. Quando começou a melhorar, infelizmente não teve chance na Copa de 2010.”, recordou.