Vitória faz valer vantagem contra Bahia e fica com taça do Campeonato Baiano
Leão da Barra fica no empate em 1 a 1 com o Esquadrão de Aço e volta a ser campeão do estadual após seis anos
O Vitória encerrou incômodo jejum no Campeonato Baiano neste domingo (7) ao levar a melhor sobre o grande rival Bahia. Após vencer a primeira partida por 3 a 2, o Leão da Barra empatou em 1 a 1 com o Esquadrão de Aço, empatida com gol de Wagner Leonardo pelos rubro-negros e Everton Ribeiro pelos tricolores.
Novo campeão baiano, o Vitória deu fim a um jejum de seis anos na competição, uma vez que o último título havia sido em 2017, e chegou à sua 30ª conquista. Já o Bahia, apesar de amargar o vice, segue liderando tranquilo a tabela de campeões do estado, com 50 taças do Baianão.
Primeiro tempo quente e domínio do Vitória após expulsão do Bahia definem título do Campeonato Baiano
Leão da Ilha e Esquadrão de Aço entraram na Arena Fonte Nova dispostos e dar um bom espetáculo aos torcedores. Rubro-negros e tricolores fizeram uma primeira etapa com diversas chances, um gol de cada lado e uma expulsão, o que foi capital para o restante da final do estadual.
Enquanto Thaciano exigiu boa defesa de Lucas Arcanjo aos três minutos, foi o Vitória quem abriu o placar contra o Bahia, ampliando a vantagem construída no jogo de ida do Campeonato Baiano.
Aos 13 minutos, Alerrandro pegou sobra de cobrança de escanteio e arriscou. Marcos Felipe deu rebote e Wagner Leonardo aproveitou, aumentando a vantagem do Leão da Barra contra o Esquadrão de Aço. No entanto, os tricolores rapidamente igualaram o marcador.
Com 19 minutos no relógio, o Bahia armou ataque rápido com Biel, que cruzou para a área. Lucas Arncajo tentou cortar e a bola sobrou para Everton Ribeiro, que acertou uma pancada no ângulo e colocou 1 a 1 no placar.
Animado, o Esquadrão de Aço tentou a virada em lances com Thaciano e Cauly, mas Lucas Arcanjo salvou o Leão da Barra. Porém, a reação dos tricolores levou um balde de água fria aos 32 minutos. Rezende fez falta em Osvaldo e levou o vermelho por ser o último homem.
A partir daí, o Vitória dominou o Bahia e esteve perto de amplicar o marcador, mas Rodrigo Andrade estava impedido e o tento foi anulado.
Com o título do Campeonato Baiano nas mãos, o Leão da Barra teve controle das ações, apesar de desperdiçar as chances de ter um triunfo mais tranquilo. Já o Bahia tantava nas bolas áreas, mas sem ameaçar a meta de Lucas Arcanjo.
Por fim, o Vitória segurou o 1 a 1 com o Bahia e voltou a ser campeão do Campeonato baiano após seis anos.