Maior campeão nacional do país, o Palmeiras estreia neste domingo (14) no Brasileirão Série A. Em Salvador, o Verdão encara o Vitória, às 18h30 (de Brasília), no estádio do Barradão. Assim como nos últimos anos, o time comandado por Abel Ferreira é novamente um dos favoritos ao título. Em coluna na “Folha de S.Paulo“, o ex-jogador Tostão inclui também o Flamengo e outros dois times.
Logo de cara, o mesmo não imagina que possa acontecer alguma surpresa, justamente por ser uma competição que premia aquele que possui um elenco capaz de suportar as 38 rodadas.
“Está começando o tão esperado Brasileirão. Por ser um campeonato longo e por pontos corridos, não há zebra no final. As surpresas e acasos que ocorrem durante a competição são diluídos com o tempo”, inicia Tostão.
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense é visto como candidato ao título. Assim como o Atlético que bateu na trave em 2023. Depois de um segundo turno surpreendente com Felipão, o Galo refugou em jogos contra equipes que lutavam contra o rebaixamento e amargou a terceira posição.
“No final, as variações na tabela ocorrem entre os clubes que disputam posições previstas no início da competição. Além de Flamengo e Palmeiras, outros clubes, como Atlético-MG e Fluminense, possuem grandes chances de chegar entre os primeiros”, banca Tostão.
O Botafogo, que liderou boa parte do Brasileirão na temporada passada não está entre os favoritos. O ídolo do Cruzeiro, porém, lembra que antes da bola rolar a projeção era de Libertadores.
“Disparou no primeiro turno do ano passado e depois teve uma enorme queda na segunda etapa. A posição final, com a conquista de uma vaga na Libertadores, era a prevista antes de a bola rolar. O Brasileirão tem lógica”, conta.
Tostão crava times mais fortes do futebol brasileiro
Campeões carioca e paulista, respectivamente, Flamengo e Palmeiras são unanimidade na crônica esportiva brasileira. Favoritos na teoria, ambos confirmaram em campo toda a expectativa criada e são vistos como as grandes forças do Brasil. É o que também acredita Tostão.
“Flamengo e Palmeiras confirmaram nos estados que são as equipes mais fortes brasileiras. O Flamengo possui mais talento pela região central do campo, de uma área à outra, enquanto o Palmeiras alterna mais a maneira de jogar, de acordo com o momento e o adversário”, analisou.