As falas de John Textor sobre manipulação de jogos no Brasil, tendo como base, segundo ele, provas de inteligência artificial, levaram vários comentaristas a ironizarem o Botafogo após a estreia do time com derrota na Copa Libertadores da América.
Um deles foi Renato Maurício Prado, o RMP, que em seu X (antigo Twitter), brincou com o revés por 3 a 1 do Glorioso, dentro de casa, para o Junior Barranquilla, da Colômbia.
RMP tratou justamente das acusações de Textor e das provas de inteligência artificial, que segundo ele provariam “atitudes inadequadas” de jogadores do São Paulo na partida contra o Palmeiras em 2023.
O comentarista disse estar “ansioso” para acompanhar os debates sobre a partida do Botafogo com “relatórios de IA”.
Botafogo foi derrotado em casa
O Botafogo não teve uma boa estreia na Libertadores, mesmo sendo o único brasileiro a atuar em casa na primeira partida do torneio continental. O Glorioso recebeu o Junior Barranquilla, da Colômbia, e viu todo o placar ser construído ainda no primeiro tempo.
Ainda no início, aos 11, o árbitro marcou pênalti para o Junior após a bola tocar na mão do lateral Hugo na área. O veterano Carlos Bacca cobrou e converteu para abrir o placar. O Botafogo tentou pressionar, mas se expôs para os contra-ataques e viu, aos 28, o Junior ampliar. Após jogada em velocidade e bola cruzada, Gabriel Fuentes empurrou para o gol vazio para marcar o segundo do time colombiano. Na reta final do primeiro tempo, mais um contra-ataque e mais um gol do Junior. Bacca foi lançado e, sem marcação, driblou Gatito Fernández para ampliar a contagem.
Dois minutos depois, aos 43, o Botafogo até diminuiu o placar com Hugo, mas a partida terminou com o placar de 3 a 1.