John Textor, dono da SAF do Botafogo, tem sido criticado após divulgar em seu site oficial que o Palmeiras tem sido beneficiado no país há dois anos. As acusações, com base em inteligência aritifical, foram alvo de crítica também de Renato Maurício Prado, o RMP, que mesmo sendo torcedor declarado do Flamengo, disse que Textor passou dos limites.
RMP, em seu X (antigo Twitter), foi enfático e disse que John Textor “precisa ser banido do futebol brasileiro” após as acusações sem apresentar provas.
O que disse John Textor?
O dono da SAF do Botafogo citou dois jogos que teriam sido “encontrados” por uma inteligência artifical, que provariam, para ele, uma manipulação a favor do Palmeiras. Os jogos seriam uma vitória sobre o Fortaleza, em 2022, e também uma goleada do Verdão por 5 a 0 sobre o São Paulo durante o Brasileirão Série A de 2023.
A partida contra o Tricolor paulista foi uma das que culminou na arrancada rumo ao título nacional, ultrapassando o Botafogo – clube de Textor. O Glorioso fez o maior primeiro turno da história do Brasileirão, mas fez segundo turno com pontuação de zona de rebaixamento.
“O jogo Palmeiras x São Paulo de outubro de 2023 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores são-paulinos”, acusou Textor, sem explicar a análise dos especialistas e sem citar os jogadores.
“Um total de sete jogadores apresentaram desvios anormais em situações chaves de marcação de gols, embora apenas cinco jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo”, disse John Textor, sem ser claro sobre suas acusações.”
Ele comentou sobre as provas e disse que não são sugeridos os responsáveis pela manipulação.
“Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, além dos jogadores específicos identificados.”
Textor disse que o benefício ao Palmeiras prejudicou o Botafogo.
“Para ser claro, tenho 100% de prova de que a manipulação de resultados impactou materialmente os resultados da campanha da Série A Brasileirão em cada um dos últimos dois anos, 2022 e 2023 – e no caso de 2023, os impactos da manipulação de resultados instala o Palmeiras como um campeão indigno, sobre o Botafogo”, apontou John Textor.