O comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, destacou em sua coluna do UOL Esporte a contratação do argentino Luis Zubeldía como técnico do São Paulo. A notícia sobre o acordo entre as partes foi publicado pelos jornalistas Mônica Bergamo, na Folha, e André Hernan, no UOL.
PVC elogiou a escolha de Zubeldía como treinador, mas fez um apontamento: o argentino tem poucos títulos na carreira.
“Zubeldía é bom técnico, mas não tem muitos títulos. Apenas os dois pela LDU, em 16 anos e dez experiências em clubes diferentes durante sua carreira”, destacou PVC sobre o jovem técnico argentino de 43 anos.
PVC destacou o estilo de jogo de Zubeldía
O comentarista explicou a forma de jogar de Zubeldía, chamando a atenção para o confronto de sua LDU contra o próprio São Paulo na Copa Sul-Americana de 2023, em que os equatorianos venceram e se qualificaram. Ele foi campeão continental com a LDU.
“Zubeldía gosta de montar seus times no 4-4-2, variação para 4-2-3-1. Marca preferencialmente em bloco médio, não é maníaco pela pressão alta e jogou fora de casa de maneira totalmente diferente de como mandante”, destacou PVC, que seguiu:
“Contra o São Paulo, no Morumbi, perdeu o jogo por 1 x 0 e teve 34% de posse de bola. Venceu nos pênaltis, também.”
O treinador de 43 anos foi ex-jogador do Lanús, mas teve uma carreira curta. Em 2011, aos 31 anos, assumiu o comando do clube onde jogava e iniciou a carreira de treinador. Ele jogou por times de futebol latino-americanos no Barcelona de Guayaquil, no Equador, e no Racing, e chegou em sua primeira passagem na LDU em 2014.
Ele deixou o clube em 2015 para treinar o Santos Laguna, do México, antes de assumir o comando do Independiente Medellín, na Colômbia, em 2017, e teve experiência europeia até 2018, quando comandou o Alavés, na Espanha. Ele voltou à América do Sul como técnico do Cerro Porteño, do Paraguai, e voltou ao Lanus em 2019.
Zubeldía deixou o clube em 2022 para treinar a LDU pela segunda vez na carreira. Conquistou dois campeonatos equatorianos pela LDU e conquistou a Copa Sul-Americana de 2023 com um time que eliminou o SPFC e derrotou o Fortaleza na final.