Noroeste quebra maior jejum da história e leva a última vaga do Paulistão 2025
Norusca ficou 14 anos fora da Série A-1 e conquistou a vaga ao vencer a Portuguesa Santista nos pênaltis neste domingo (7)
Norusca ficou 14 anos fora da Série A-1 e conquistou a vaga ao vencer a Portuguesa Santista nos pênaltis neste domingo (7)
O último time que participará do Paulistão 2025 está definido. O Noroeste conquistou a segunda e última vaga de acesso na Série A-2 ao vencer nos pênaltis a Portuguesa Santista depois de empate por 1 a 1 no tempo normal.
A conquista da vaga na Série A-1 da próxima temporada representa o fim de uma espera que durava 14 anos por parte do torcedor do Norusca. O time de Bauru estava afastado da primeira divisão paulista desde a temporada 2011, quando acabou rebaixado e, desde então, lutou para poder voltar ao topo do futebol estadual.
Nos dados do GE, o maior período recente que o Noroeste havia visto sem poder estar no Paulistão Série A-1 havia sido entre os anos de 1993 a 2006 (13 temporadas). E o atual período de ausência da primeira divisão também coincidiu com alguns dos piores momentos da vida do clube, que chegou a estar na Série A-3 (a terceira divisão) entre 2014 e 2022.
No último ano no Paulista Série A-3, o Norusca foi campeão e subiu novamente para a Série A-2. Em 2023, por pouco não conseguiu subir para a elite, sendo eliminado nas semifinais para o Novorizontino. Agora, em 2024, precisou de um ‘milagre’ para avançar no mata-mata, ao golear o Taubaté por 5 a 1 (com o placar em 1 a 1 até perto dos 22 minutos do segundo tempo) e ficar com a última vaga nas quartas de final.,
Nas fases finais, o time bauruense tirou São Bento e Portuguesa Santista para poder subir novamente para a Série A-1 e disputar novamente o Paulistão no convívio dos grandes de São Paulo. A outra vaga ficou com o Velo Clube, que passou pelo Juventus na outra semifinal.