Titular indiscutível no São Paulo, o lateral-esquerdo Caio Paulista foi negociado com o Palmeiras quando a cláusula de compra não foi efetivada por parte do Tricolor. A contratação rendeu muito assunto na mídia esportiva, mas apesar de toda agitação, o lateral-esquerdo ainda não conseguiu se firmar no elenco do Palmeiras. Há inclusive um sentimento de arrependimento da negociação por parte da diretoria, conforme assinala o jornalista esportivo Jorge Nicola.
O Alviverde pagou R$ 20 milhões de reais pelo atleta, mas mesmo após quatro partidas consecutivas, Caio Paulista não conseguiu convencer Abel Ferreira e a comissão técnica de que pode lutar por uma vaga no time principal. Nos últimos sete jogos, disputou apenas a partida contra o San Lorenzo na estreia pela Libertadores.
“Investimento alto por alguém que foi bem com a camisa do São Paulo, mas que no Palmeiras não consegue vingar. (…) Temporada passada pelo São Paulo de 51 jogos, cinco gols e duas assistências. Na atual temporada pelo Palmeiras, 11 partidas, nenhum gol e duas assistências, esse é o pior reforço do Palmeiras certamente na temporada de 2024”.
Jorge Nicola fez uma análise das últimas contratações do Palmeiras e concluiu que o cenário para Caio Paulista torna-se cada vez mais difícil. Ele comparou o desempenho do lateral-esquerdo com o de Bruno Rodrigues, que, apesar de lesionado, causava boas impressões. Além disso, Lázaro e Aníbal Moreno ganharam espaço e confiança dos torcedores.
Rômulo, também contratado pela boa atuação no Paulistão, gera expectativas positivas no clube. Uma das contratações mais bem-avaliadas na história do Palmeiras, Felipe Anderson chega em julho e pode acabar de vez com a possibilidade de Caio Paulista atuar pelos 11 principais.
Jorge Nicola relembrou que Caio Paulista foi contratado pelo Palmeiras pela sua versatilidade, e atuação pelo lado direito do campo, como acontece com Mayke. Entretanto, as boas fases de Piquerez e Vanderlan têm feito com que o lateral-esquerdo não receba muitas oportunidades e para evitar desgaste e perda financeira, o Palmeiras não descarta a venda ou empréstimo de Caio Paulista na próxima janela.