Dono da SAF do Botafogo acusou o Palmeiras de ser beneficiado nos dois últimos anos, mas não mostrou provas até o momento
O comentarista Mauro Cezar Pereira utilizou seu perfil no X (antigo Twitter) para criticar John Textor, dono da SAF do Botafogo, por suas “divagações” e “propaganda negativa” para a inteligência artificial. Isso porque o bilionário publicou em seu site que teria descoberto, com base na nova tecnologia, que ao menos dois jogos do Palmeiras foram manipulados nos últimos anos.
Segundo ele, o clube alviverde foi beneficiado em um jogo contra o Fortaleza, em 2022, e na goleada aplicada por 5 a 0 no rival São Paulo, em 2023.
Para Mauro Cezar, John Textor está apenas oferecendo “farta munição para torcedores rivais rirem do Botafogo”.
“John Textor e suas divagações, uma propaganda negativa para a inteligência artificial. E o americano oferece farta munição para torcedores rivais rirem do Botafogo. Por que não foi só o Palmeiras que ultrapassou o “virtual campeão” brasileiro de 2023.”
John Textor chamou Palmeiras de “indigno”
Em seu site, John Textor chamou a atenção para a vitória do Verdão por 5 a 0 sobre o São Paulo durante o Brasileirão Série A de 2023. Foi um dos jogos que culminou na arrancada do Alviverde rumo ao título nacional, ultrapassando o Botafogo (clube de Textor) e se sagrando bicampeão.
“O jogo Palmeiras x São Paulo de outubro de 2023 foi, segundo grandes especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores são-paulinos. Um total de sete jogadores apresentaram desvios anormais em situações chaves de marcação de gols, embora apenas cinco jogadores tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo”, disse John Textor, sem ser claro sobre suas acusações.
“Deve ficar claro que as provas não estabelecem o motivo, nem sugerem que qualquer clube ou qualquer parte tenha sido responsável pela manipulação, além dos jogadores específicos identificados.”
Para ele, o Botafogo foi prejudicado pelo Palmeiras, a quem chamou de “campeão indigno”
“Para ser claro, tenho 100% de prova de que a manipulação de resultados impactou materialmente os resultados da campanha da Série A Brasileirão em cada um dos últimos dois anos, 2022 e 2023 – e no caso de 2023, os impactos da manipulação de resultados instala o Palmeiras como um campeão indigno, sobre o Botafogo, cuja campanha recorde de vitórias foi certamente a mais prejudicada por práticas corruptas”, seguiu Textor.