
Mohamed Salah, do Liverpool, é desafiado por Sead Kolasinac, da Atalanta BC, durante o jogo de volta das quartas de final da UEFA Europa League 2023/24 entre Atalanta e Liverpool FC, no Stadio Atleti Azzurri d'Italia, em 18 de abril de 2024, em Bérgamo, Itália. (Marco Luzzani/Getty Images)
Nesta quinta-feira (18/04), o Liverpool visitou a Atalanta na Itália buscando um milagre após a derrota por 3 a 0 no jogo de ida.
Durante semana, falou-se muito sobre a conquista da Champions de 2019, quando o Liverpool teve que reverter um resultado de 3 a 0 contra o Barcelona. A missão da equipe era repetir o feito, porém, para isso, precisava voltar a jogar bem e superar a fase ruim. O time de Klopp sofreu duas derrotas consecutivas na última semana, o que decepcionou os fãs dos reds.
Já a Atalanta surpreendeu a todos ao vencer o Liverpool em pleno Anfield por 3 a 0 na semana passada. Com o feito, os italianos ficaram muito próximos de uma classificação, só precisando segurar o resultado para avançar para a semifinal da Europa League.
Como foi o jogo entre Atalanta e Liverpool na Europa League?
A partida começou muito movimentada na Itália. Logo no primeiro minuto de jogo, o árbitro assinalou uma penalidade máxima para os ingleses após desvio na mão de Ruggeri, da Atalanta. Quem cobrou foi Salah, que confirmou, colocando a equipe de Klopp na frente, 1 a 0.
Com o gol marcado no início, o Liverpool passou a pressionar a Atalanta, que tentava se segurar no campo de defesa. Aos 12 minutos, Curtis Jones passou para Szoboszai, em boa posição para bater para o gol. O húngaro finalizou para a defesa de Musso.
No minutos seguinte, foi a vez de Díaz receber passe de Gakpo e tentar bater do meio da área, para a defesa de Musso.
A partir dos 30 minutos, a Atalanta tentou reagir e sair do campo de defesa. O russo Miranchuk recebeu passe dentro da área e tentou bater, mas errou o alvo e mandou para fora.
Já o Liverpool voltou a atacar somente nos minutos finais da primeira etapa. Aos 39, Salah recebeu na área e arrisca o chute, mas a bola acabou indo direto para fora.
Na segunda etapa, a Atalanta começou melhor e passou a pressionar buscando o empate. Aos 5 minutos, o volante Éderson arriscou chute de fora da área, mas o brasileiro Alisson estava bem posicionado e fez a defesa.
Já aos 13, o Liverpool respondeu. Van Dijk subiu alto na área após cruzamento de Alexander-Arnold e cabeceou, mas o goleiro Musso fez a defesa tranquilamente.
A Atalanta se mantinha tentando explorar as fraquezas do Liverpool, criando uma boa chance aos 31 minutos. Katelaere fez jogada e encontrou Koopmeiners. O meio-campista tentou bater no ângulo esquerdo, mas a bola foi direto para fora.
Com o tempo se esgotando, o Liverpool não desistia e continuava no ataque. Porém, a equipe de Klopp não vivia um bom dia e tinha imensas dificuldades.
Aos 47, já nos acréscimos, o Liverpool pressionava em busca de mais gols. Mac Allister fez cruzamento na área e Darwin Núñez desviou de cabeça no meio da área, mas Musso fez boa defesa.
Apito final e eliminação para o Liverpool na Europa League. Agora o time de Klopp segue vivo apenas na Premier League, enquanto a Atalanta disputará as semifinais da Europa League.