O dia 28 de abril de 2004 proporcionou um dos momentos mais inusitados da história dos programas esportivos no país. No Esporte Total apresentado por Jorge Kajuru no horário do almoço na Band, o jornalista recebeu o então pugilista Marinho Soares, há exatamente 20 anos.
Quatro dias antes, o boxeador havia nocauteado Fábio Garrido no Hotel Unique, em São Paulo, em combate valendo o título brasileiro dos meio-pesados. O adversário de Marinho foi hospitalizado por 16 dias com uma hemorragia cerebral após o combate, chegando a ficar em coma.
Na ocasião, Jorge Kajuru havia feito duras críticas a Marinho Soares, considerando que o pugilista não poderia mais golpear o adversário, pois Garrido já estava derrotado na luta. O apresentador disse que, se dependesse de sua vontade, o suspenderia por um ano.
“Você não precisava dar os dois últimos socos nele. Ele já tava caído”, disse Kajuru. “Isso é burrice. Eu tenho que nocautear meu adversário”, alegou Soares, que insistiu: “Você é burro”. O jornalista devolveu: “Você é um covarde”.
Jorge Kajuru: “Não sou homem, eu sou jornalista”
Ao ouvir o insulto, o pugilista se levantou para encarar Jorge Kajuru, iniciando uma discussão em que quase foi às vias de fato com o futuro senador. A confusão foi transmitida ao vivo pelas câmeras da Bandeirantes.
Enquanto Marinho Soares ofendia Kajuru, o apresentador alegava que o pugilista quase matou seu oponente. “Você é homem pra me chamar de covarde?”, vociferava o lutador. “Não sou homem, eu sou jornalista”, respondeu Kajuru. “Você é burro e ignorante”, replicou Soares.
A transmissão do Esporte Total foi interrompida para a entrada do intervalo comercial. Então, a turma do ‘deixa disso’ apareceu para apartar a briga, entre eles o diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, além de Silvio Luiz. “Calma Marinho”, repetia o narrador.
“Te pego lá fora, seu bunda mole”, berrava o boxeador, que tentou partir mais uma vez pra cima de Jorge Kajuru. “Eu não discuto com você mais, amigo. Você não tem condições de discutir comigo”, devolveu o apresentador. “Seu gordinho frouxo, não deve nem f… direito”, provocou Marinho Soares. “Tô calmíssimo”, disse o jornalista no fim do video.
Marinho Soares: “Não sei quem é Gilberto Barros”
Em entrevista para o portal NaTelinha nesta semana, o ex-pugilista negou a intenção de agredir Jorge Kajuru. “Eu não ia sujar a minha mão. Se eu tivesse partido pra cima, tinha arrebentado ele. Tenho pena de um frouxo desse”, declarou.
Perguntado se chegou a receber um convite para fazer as pazes com Kajuru nos programas de Gilberto Barros, que na época comandava o Boa Noite Brasil e o Sabadaço na Band, Marinho Soares rechaçou. “Não sei nem quem é Gilberto Barros”, resumiu.
Jorge Kajuru seria demitido da Band pouco mais de um mês depois. Em 2 de junho de 2004, fez críticas ao então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, momentos antes da partida entre Brasil e Argentina no Mineirão, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. O apresentador foi tirado do ar no meio da edição do Esporte Total e desligado da emissora na semana seguinte.
Senador filiado ao PSB, Jorge Kajuru vem presidindo a CPI das Apostas Esportivas atualmente. Em novembro do ano passado, voltou à Band para apresentar de Brasília, na afiliada TV Goiânia, os programas esportivos Jogo Duro e A Hora do Kajuru para Goiás.