John Textor, do Botafogo, é suspenso e multado pelo STJD; saiba mais
CEO da Eagle Football não escapou de um dos julgamentos por declarações fortes dadas após derrota para o Palmeiras
O Botafogo segue enfrentando uma situação de tensão desde o final do ano passado por conta das polêmicas envolvendo John Textor. O empresário norte-americano segue afirmando que o Brasileirão está sendo manipulado a favor do Palmeiras desde 2022.
Em Brasília, uma Comissão foi instaurada (CPI) para avaliar e investigar todas as denúncias que John Textor está fazendo em relação ao futebol brasileiro desde o ano passado com expectativas de resultados à longo prazo. No entanto, antes disso o norte-americano precisa lidar com outros julgamentos por conta das diversas denúncias que fez.
Punição para John Textor por declarações
Neste final de semana, o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, será suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil devido a suas declarações após um jogo contra o Palmeiras, no Campeonato Brasileiro de 2023. As declarações ocorreram após o 4 a 3 sofrido em pleno Nilton Santos, nos microfones da TV Globo.
O dono da SAF Botafogo já cumpriu 28 dias da suspensão devido a uma suspensão preventiva anterior e agora deve cumprir os 17 dias restantes. Durante esse período, ele não pode comparecer aos jogos do Botafogo, em casa ou fora. A decisão foi baseada na violação dos artigos 243-F, de ofensa à honra, e 258-B, de invasão de campo.
A defesa de John Textor contestou especialmente a punição pelo artigo 258-B, argumentando que, como principal dirigente do clube e credenciado, ele tinha o direito de estar à beira do campo após o jogo.
Eles também mencionaram que não esperavam o julgamento devido a uma solicitação de investigação das acusações de manipulação de resultados no futebol brasileiro feitas por Textor.
Com isso, o empresário norte-americano está fora dos próximos jogos do Botafogo, que incluem um confronto com o Flamengo como visitante, seguido por jogos em casa contra o Vitória pela Copa do Brasil e contra o Bahia pelo Brasileirão.