João Fonseca venceu o moldávio Radu Albot com parciais de 7/6 e 6/2 em 1h37 de partida pelo ATP 250 de Bucareste nesta quinta-feira, 18 de abril. O jogo foi paralisado na última quarta (17) por conta da chuva. Na ocasião, os dois haviam disputado um único game e Albot quebrou o saque de Fonseca. O próximo adversário de João será o chileno Alejandro Tabilo em dia e horário a serem divulgados
Vale ressaltar que esse é apenas o terceiro torneio ATP disputado pelo carioca de 17 anos e campeão juvenil do US Open em 2023. Ele chegou as quartas de final no Rio Open, no último mês de fevereiro.
O jogo de João Fonseca
Na primeira parcial, o jovem carioca teve duas chances de quebra aproveitando uma, mesma estatística de seu adversário. Radu Albot ganhou mais pontos com segundo serviço: 46% contra 37% do brasileiro. Os números, também se apresentaram equilibrados nos games ganhos em seus respectivos saques: 64% para o tenista do Brasil e 63%, a favor de Albot.
Radu Albot por pouco não conseguiu uma quebra importante no nono game, podendo sacar em 5/4, mas o carioca se salvou com frieza e manteve a igualdade até chegar ao tiebreak, saindo-se muito bem nas trocas de base, em que buscou paralelas mas também ótimas variações com voleios e deixadas. No desempate, o jovem brasileiro teve um grande desempenho, mostrando-se bem mais consistente. Abriu 5-1 de cara, permitiu ligeira reação de Albot, mas soube administrar a vantagem com agressividade e a sutileza de um toque junto à rede.
No 2º set, João Fonseca se mostrou dominante com impressionantes 81% de aproveitamento de primeiro saque, contra 64% do seu oponente e aproveitou duas das quatro chances de quebra que se apresentaram, durante a oitava de final. Com o resultado, além de garantir vaga na fase de quartas de final, ele entra na faixa do top 250 do ranking mundial.
“Joguei bem e fui muito consistente. Estou muito feliz de aproveitar o convite para desenvolver meu jogo. Foi uma partida difícil, mas consegui me impor.”, disse João Fonseca na saída da quadra central.
Thiago Wild espera nova programação
O outro brasileiro no ATP 250 de Bucareste, Thiago Wild, espera um novo cronograma para fazer sua partida de oitavas de final contra o argentino Mariano Navone, também em duelo atrapalhado pelas condições climáticas na capital da Romênia.