Nesta terça-feira (23), o Santos prorrogou o contrato de Jair Cunha para o Brasileirão Série B. O zagueiro de 19 anos teve ampliado o seu vínculo de junho de 2025 para dezembro de 2026, em negociação conduzida pelo próprio presidente Marcelo Teixeira.
A multa rescisória estabelecida para quem quiser tirar o defensor do Santos é de 70 milhões de euros (R$ 386,7 milhões, na cotação atual), além de uma valorização salarial para o zagueiro de 1,98m.
Diante do potencial que a diretoria do Santos enxerga em Jair Cunha, o Alvinegro Praiano agiu para estender o contrato do zagueiro, visando proteger a revelação de um assédio de clubes da Europa. Na negociação, o Peixe terá 90% dos direitos do defensor, que ficará com os 10% restantes.
O atleta do Santos não disfarçou a felicidade com o novo acordo. “É gratificante demais assinar a renovação de contrato com esse clube gigantesco”, celebrou.
Santos foi procurado por Barcelona e Juventus
Jair Cunha integra o grupo profissional do Santos desde 2022, sendo lançado pelo técnico Lisca. Atualmente, é a primeira alternativa na defesa santista quando Gil ou Joaquim não estão à disposição do técnico Fábio Carille.
Na temporada, são quatro partidas, tendo convertido o pênalti que classificou o Peixe contra a Portuguesa, pelas quartas de final do Paulistão.
No fim de 2022, o Barcelona chegou a realizar uma consulta sobre a situação de Jair Cunha, com o objetivo de realizar uma proposta oficial no primeiro trimestre de 2023. Entretanto, o zagueiro praticamente não atuou no ano passado, em virtude de uma série de lesões no joelho esquerdo.
Mesmo com o problema físico de Jair Cunha durante a temporada passada, o defensor também despertou o interesse da Juventus e de uma equipe da Rússia.